terça-feira 29 de abril de 2025
Foto: Betto Jr. / PMS
Home / DESTAQUE / Bruno Reis inicia novo ‘Planejamento Estratégico’ de 2025 a 2028 para Salvador
quarta-feira 26 de março de 2025 às 17:38h

Bruno Reis inicia novo ‘Planejamento Estratégico’ de 2025 a 2028 para Salvador

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A Prefeitura de Salvador iniciou nesta quarta-feira (26) o quarto ciclo de Planejamento Estratégico, com a realização do primeiro workshop para formulação das diretrizes que nortearão a gestão municipal no período de 2025 a 2028. O evento, coordenado pela Casa Civil, conta com a presença do prefeito Bruno Reis (União Brasil), da vice-prefeita, Ana Paula Matos (PDT), secretários, secretárias e dirigentes de órgãos municipais, reunindo cerca de 80 gestores.

O novo ciclo dá continuidade ao modelo de planejamento estratégico implantado desde 2013. A metodologia, consolidada ao longo dos anos, tem sido fundamental para as transformações que fizeram de Salvador uma referência nacional em gestão pública.

Foto: Betto Jr. / PMS

“Primeira reunião de Planejamento Estratégico desse novo mandato, dessa vez com uma dinâmica diferente. Além de debatermos ações e entregas já previstas, estamos realizando um workshop para definirmos novas políticas públicas para um desenvolvimento equilibrado, sustentável e eficiente para o combate às desigualdades. O trabalho não para e esse planejamento é o que faz a diferença na eficiência da nossa gestão”, afirmou o prefeito.

No encontro, estão sendo discutidas as diretrizes gerais para a elaboração do novo plano, com a definição dos objetivos estratégicos e a agenda de prioridades. Além disso, o conteúdo formulado dialogará diretamente com o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, garantindo alinhamento entre as metas municipais e as diretrizes orçamentárias.

Foto: Betto Jr. / PMS

“Nosso planejamento estratégico, agora sob a liderança do prefeito Bruno Reis, tem sido um dos principais pilares para a transformação social e econômica de Salvador. A partir dele, conseguimos definir prioridades, otimizar recursos e entregar serviços de qualidade para a população, promovendo avanços significativos em áreas essenciais como Saúde, Educação, Assistência Social, Infraestrutura, Urbana, Mobilidade, entre outras”, destaca o secretário da Casa Civil, Luiz Carreira.

Na segunda etapa do processo, as equipes técnicas das secretarias e órgãos municipais serão responsáveis por estabelecer as metas correspondentes aos objetivos estratégicos, bem como pelas iniciativas que viabilizarão sua execução. O plano também contará com um cronograma detalhado, previsão orçamentária e marcos de entrega, além de indicadores que permitirão medir o progresso das iniciativas ao longo do período.

Nova abordagem

A grande novidade deste ciclo é a ampliação da participação das equipes técnicas das secretarias e órgãos municipais. Diferentemente dos planos anteriores, as metas e iniciativas serão desenvolvidas em grupos técnicos dentro de cada secretaria, garantindo maior descentralização e envolvimento direto dos servidores na construção do planejamento estratégico.

O cronograma prevê a realização de workshops e oficinas setoriais até julho, com a conclusão do planejamento em agosto e a entrega final do plano em setembro. Todo o processo será conduzido em parceria com a Diretoria de Orçamento, assegurando que as diretrizes do planejamento contribuam para a elaboração do PPA 2026-2029.

Veja também

Câmara deve decidir sobre isenção do IR de até R$ 5 mil no 2º semestre, diz Hugo Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), foi realista ao afirmar, nesta última …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!