quarta-feira 16 de julho de 2025
Foto: Betto Jr/PMS
Home / DESTAQUE / Bruno Reis contrata ex-estagiários por meio de programa da prefeitura de Salvador
terça-feira 17 de junho de 2025 às 14:46h

Bruno Reis contrata ex-estagiários por meio de programa da prefeitura de Salvador

DESTAQUE, ESTÁGIO, NOTÍCIAS


Um total de 22 jovens que trabalhavam como estagiários na Prefeitura de Salvador tomaram posse dos cargos de Assistente Especial I e II, nesta terça-feira (17). A ação faz parte do Programa Nossos Talento, iniciativa da Secretaria Municipal de Gestão (Semge) que permite que ex-estagiários de nível médio ou superior, que tenham cumprido estágio em órgãos ou entidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Município, sejam contratados para cargos comissionados pelo período de até dois anos.

Foto: Betto Jr/PMS

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) reuniu os 22 jovens na Prefeitura, conversou com os novos servidores e contou a trajetória que percorreu de estagiário até ser prefeito. Ele frisou a importância de não parar de estudar, lembrou que ele mesmo está fazendo doutorado em Administração Pública atualmente, e deu um conselho aos profissionais.

“Vocês eram estagiários e, agora, estão sendo nomeados. Para muitos esse será o primeiro emprego, então, aproveitem essa oportunidade. Faça dessa chance a oportunidade da sua vida para realizar seus sonhos, e parta do princípio de que tudo é possível. Temos que dar o nosso melhor, nos entregar, e as oportunidades vão surgindo”, afirmou.

Na prática, o objetivo do programa é identificar novos talentos e oferecer uma oportunidade. A proposta é semelhante aos programas de trainee existentes no setor privado, e os jovens selecionados vão atuar em áreas que ainda serão definidas. Esse será o primeiro emprego de Grasielly Mendes, 18 anos, que atuou como estagiária na Secretaria de Mobilidade (Semob) durante 1 ano e quatro meses.

Foto: Betto Jr/PMS

“Comecei o estágio quando estava no 2º ano do ensino médio e foi uma experiência muito boa, foi meu primeiro emprego. Eu organizava documentos, realizava atendimentos e outras atividades administrativas. Esse programa é importante porque reconhece o nosso potencial e oferece uma oportunidade de ter um emprego formal”, disse ela, que mora no Candeal e estudou no Colégio Estadual Luís Viana, em Brotas. Agora, o foco de Grasielly é conseguir ser aprovada na faculdade de Arquitetura.

Já o estudante Jeferson Gonzaga, 18 anos, ficou 1 ano e oito meses na Prefeitura. Ele atuava no setor de gerência financeira da Secretaria de Obras Públicas (Sucop). “Essa foi minha primeira oportunidade de emprego e com o tempo fui conquistando a confiança dos chefes e recebendo mais responsabilidades. Aprendi muito com essa experiência e estou muito feliz com mais essa oportunidade”, disse. Ele foi aprovado na Faculdade de Engenharia e acredita que a experiência na Sucop pode ter influenciado na decisão.

Programa

O Nossos Talento contou com 126 candidatos inscritos e o processo seletivo envolveu provas de língua portuguesa e raciocínio lógico, dinâmicas de grupo e análise de perfil. Era preciso ter concluído pelo menos um ano de estágio na Prefeitura, com o desligamento ocorrido nos últimos dois anos, ter idade mínima de 18 anos e experiência em órgãos da administração direta, autárquica ou fundacional.

Foto: Betto Jr/PMS

A primeira fase do programa ocorreu em 2023 e contemplou 36 jovens. Em 2024, houve uma complementação com mais seis contratações. A jornada será de 40h semanais. A Secretaria de Gestão (Semge) vai definir em quais pastas os 22 novos servidores serão alocados. O secretário Alexandre Tinoco afirmou que o programa é um reconhecimento do trabalho dos estagiários.

“São jovens que já conhecem a gestão pública e demonstraram preparo, compromisso e potencial para contribuir ainda mais com a nossa cidade. O programa é uma política de valorização e aproveitamento de talentos, e com o apoio do projeto Fábrica de Talentos, esses servidores continuam se capacitando em áreas estratégicas como comunicação, tecnologia e resolução de problemas”, afirmou.

Foto: Betto Jr/PMS

O Projeto Fábrica de Talentos é uma complementação da formação que trabalha questões como criatividade, resolução de problemas complexos, uso de tecnologia no trabalho, atividade em equipe, comunicação e aprendizagem ativa. O projeto abrangeu todos os 42 servidores do primeiro ciclo, reforçando o compromisso da gestão com a qualificação e valorização dos jovens talentos da administração pública

Já o Programa Nossos Talentos foi idealizado em 2018 durante a celebração do Dia do Estagiário, e posteriormente submetido à apreciação da Câmara Municipal. Foi oficialmente instituído pela Lei Municipal nº 9.508, de 12 de fevereiro de 2020, e regulamentado pelo Decreto Municipal nº 37.028, de 12 de junho de 2023. O principal objetivo é oferecer continuidade à experiência profissional de estagiários no âmbito da Gestão Pública Municipal.

Veja também

Eleição do PT na Bahia tem denúncia de mortos como eleitores e caso deve ir à Justiça

Integrantes do PT da Bahia pediram impugnação da eleição interna do partido após identificarem mortos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!