sexta-feira 19 de abril de 2024
Ministros Carlos França (Relações Exteriores), Ciro Nogueira (Casa Civil) e Paulo Guedes (Economia) declaram à imprensa aprovação da carta-convite da OCDE Foto Foto: Reprodução/TV Brasil
Home / DESTAQUE / Brasil vai começar negociação para aderir à OCDE após aprovação de carta-convite
terça-feira 25 de janeiro de 2022 às 18:24h

Brasil vai começar negociação para aderir à OCDE após aprovação de carta-convite

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O Brasil recebeu nesta terça-feira (25) o convite formal para iniciar as negociações de adesão do país à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A expectativa segundo o Correio Braziliense, é que a entrada efetiva do país ocorra dentro do prazo de três a cinco anos.

A carta-convite ao Brasil foi aprovada pelo conselho de ministros da organização, com sede em Paris.

Em declaração à imprensa no Palácio do Planalto, os ministros Carlos França (Relações Exteriores), Ciro Nogueira (Casa Civil) e Paulo Guedes (Economia), destacaram a importância desse novo passo para que o Brasil integre o grupo das economias desenvolvidas.

“A decisão reflete o compartilhamento pelo nosso país dos valores fundamentais da OCDE”, afirmou Nogueira, e em seguida lembrou que a tentativa do Brasil de integrar a entidade começou na década de 1990.

Segundo França, a aprovação dos embaixadores da OCDE foi unânime e, além do Brasil, outros cinco países, que também estavam na fila, receberam o convite: Argentina, Peru, Bulgária, Romênia e Croácia.

Ele informou também que o presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu o convite “com grande satisfação” e já assinou a carta de resposta formulada pelo Palácio do Itamaraty.

Por sua vez, Guedes reiterou que graças ao apoio do Congresso Nacional, com a aprovação da Lei Cambial no final do ano passado, foi possível atender aos requisitos da OCDE.

Veja também

Por que Rússia deve crescer mais do que todos os países desenvolvidos, apesar de guerra e sanções, segundo o FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que a economia da Rússia cresça mais rápido que a de todos os países desenvolvidos, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas