sábado 21 de maio de 2022
Home / NEGÓCIOS / Brasil saiu de importador de alimentos nos anos 1970 para maior produtor mundial de alimentos
sábado 18 de dezembro de 2021 às 09:36h

Brasil saiu de importador de alimentos nos anos 1970 para maior produtor mundial de alimentos

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


Celso Moretti, presidente da Embrapa, agrônomo, doutor em produção vegetal, jogou segundo a coluna de Levi Vasconcelos, no A Tarde, bons fluidos no ânimo do empresariado baiano no evento que a Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), puxado pelo presidente Ricardo Alban, programou para confraternizar no fim de ano.

Funcionário de carreira da Embrapa, Moretti disse que o Brasil saltou de importador de alimentos lá por 1970 para maior produtor mundial de alimentos. Tudo, segundo ele, graças à ciência.

— Em 1970 recebemos aqui o Norman Borlaug, o agrônomo norte-americano que ganhou o Nobel da Paz e ele nos disse que jamais iríamos fazer do cerrado, solos ácidos e pobres, terras produtivas. Em 2002 voltou aqui e disse: ‘Vocês conseguiram…’.

Moretti disse conforme a Levi Vasconcelos, que o desenvolvimento se estabeleceu com três focos, a tropicalização das plantas, como a soja que veio da China e hoje se planta em qualquer lugar, e o trigo que é uma planta de inverno e se cultiva a qualquer tempo.

Tudo isso, segundo ele, com base no desenvolvimento científico em 43 centros espalhados pelo país com oito mil funcionários, 2.200 deles doutores com PhD ou pós-doutorado.

Outro foco é a produção sustentável. E outro o tratamento de dejetos animais. E os universos se ampliam.

— Nós alimentamos hoje no planeta 900 milhões de pessoas. Isso é quatro Brasis.

Veja também

Joe Biden sanciona lei que garante ajuda de US$ 40 bilhões dos EUA à Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou o enorme pacote de ajuda de US$ …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!