sábado 13 de julho de 2024
Foto: Divulgação/Arquivo
Home / DESTAQUE / Brasil ratifica acordo de livre comércio entre Palestina e Mercosul
sábado 6 de julho de 2024 às 09:35h

Brasil ratifica acordo de livre comércio entre Palestina e Mercosul

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


O Brasil depositou nesta última sexta-feira (5) o acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e o Estado da Palestina. A carta foi apresentada ao Paraguai.

O Estado da Palestina havia depositado a sua ratificação em 30 de abril de 2024. Com a apresentação das duas cartas, o acordo entrará em vigor para o Brasil e o Estado da Palestina após trinta dias. Para os demais Estados do bloco, a vigência do instrumento iniciará trinta dias depois das notificações dos depósitos das respectivas ratificações.

O Acordo também reforça o desejo do Mercosul de ampliar o comércio com países do Oriente Médio. O Acordo de Livre Comércio do bloco com Israel está em vigor desde 2010 e o com o Egito, desde 2017.

O Acordo de Livre Comércio Mercosul-Palestina tem os seguintes capítulos: comércio de bens; regras de origem; salvaguardas bilaterais; regulamentos técnicos, normas e procedimentos de avaliação e conformidade; medidas sanitárias e fitossanitárias; cooperação técnica e tecnológica; disposições institucionais e solução de controvérsias. Trata-se de um acordo de abertura de mercados para bens, com cláusula evolutiva sobre a possibilidade de entendimentos, no futuro, sobre acesso a mercados em serviços e investimentos.

Veja também

Gerentes da Caixa perdem cargo após barrarem operação ‘arriscada’ e ‘atípica’ de R$ 500 milhões

A cúpula da Caixa Econômica Federal destituiu na última segunda-feira (8) dois gerentes que se …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!