Durante viagem à Argentina, o ex-presidente Jair Bolsonaro se encontrou com Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria de ultradireita, neste sábado (9). Junto à comitiva de parlamentares brasileiros que viajou à Argentina para a posse de Javier Milei neste domingo (10), Bolsonaro cumpre agenda cheia de atividades no país vizinho.
Um vídeo publicado nas suas redes sociais mostra ele apresentando o premiê à comitiva de cerca de 20 políticos. “Estamos longe, Brasil e Hungria, mas gostamos de futebol e de política”, falou Orbán em tom descontraído ao grupo que os esperava do lado de fora.
Orbán foi eleito para seu quinto mandato, o quarto consecutivo, em abril de 2022, o que o fará acumular 16 anos como chefe de governo, um dos mais longevos de toda a Europa. O populista de ultradireita tem divergências com a União Europeia por seu projeto de “democracia iliberal”, com medidas anti-imigração, anti-LGBTQIA+ e contra a liberdade de imprensa, além da proximidade com o russo Vladimir Putin.
Entre os que participaram do encontro estão os filhos de Bolsonaro, o senador Flávio (PL-RJ) e o deputado federal Eduardo (PL-SP); o ex-secretário de Comunicação da Presidência Fabio Wajngarten; e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.