terça-feira 30 de novembro de 2021
Foto: Reprodução
Home / JUSTIÇA / Bolsonaro indica ministro a embaixada e abre disputa para TCU
segunda-feira 22 de novembro de 2021 às 08:17h

Bolsonaro indica ministro a embaixada e abre disputa para TCU

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O presidente Jair Bolsonaro encaminhou na última sexta-feira (19) ao Senado, a indicação do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Raimundo Carreiro conforme a coluna de Guilherme Amado para ser embaixador do Brasil em Portugal. O despacho foi publicado na edição desta segunda-feira (22) do Diário Oficial da União.

Como a coluna noticiou ainda na semana passada, a expectativa é de que a sabatina de Carreiro seja realizada nesta quinta-feira (25) na Comissão de Relações Exteriores do Senado junto a indicados por Bolsonaro para outras embaixadas. Do colegiado, a indicação será analisada pelo plenário da Casa.

A indicação de Carreiro para a embaixada faz parte da estratégia do Palácio do Planalto para tentar ampliar sua influência no TCU. Isso porque, com a saída de ministro, o governo poderá influenciar na escolha do substituto dele no tribunal. A vaga de Carreiro será de indicação do Senado.

Caso os senadores aprovem o nome de Carreiro, Bolsonaro publicará a nomeação e a consequente aposentadoria antecipada do ministro do TCU. Carreiro poderia ficar no tribunal até 6 de setembro de 2023, quando completará 75 anos, o que o obrigaria a se aposentar compulsoriamente.

A partir da nomeação, lideranças do Senado terão até cinco dias para indicar os nomes que disputarão a vaga do ministro no TCU. No páreo, estão os senadores Antonio Anastasia (PSD-MG); Fernando Bezerra (MDB-PE), líder do governo na Casa; e Kátia Abreu (PP-TO), atual presidente da Comissão de Relações Exteriores.

Veja também

Começa hoje o pagamento do 13º salário: conheça os direitos do trabalhador e os prazos para o crédito

Chegou o período do ano que todos os trabalhadores com vínculo formal esperam com ansiedade, principalmente em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!