domingo 13 de julho de 2025
Debate na TV Globo: Jair Bolsonaro é assessorado pelo filho, o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) — Foto: Arquivo/AFP
Home / DESTAQUE / Bolsonaro articula candidatura de Carlos ao Senado em Santa Catarina pelo PL
sábado 14 de junho de 2025 às 13:58h

Bolsonaro articula candidatura de Carlos ao Senado em Santa Catarina pelo PL

DESTAQUE, ELEIÇÕES 2026, NOTÍCIAS


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) articula uma candidatura do vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) ao Senado por Santa Catarina em 2026. Na semana passada, o antigo chefe do Executivo comunicou à deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) a possibilidade de lançar o filho como um dos dois nomes do partido na disputa eleitoral.

— Bolsonaro me ligou após uma conversa com o governador Jorginho (Mello). Ele me falou que seriam duas vagas do PL: uma escolhida por ele e outra pelo governador. Na minha cabeça, Carol de Toni seria escolhida pelo Jorginho, e o Carlos pelo Bolsonaro — disse a parlamentar. — Conversei com o presidente mais uma vez depois da ligação e ele confirmou a possibilidade do Carlos disputar aqui no estado. Bolsonaro quem manda. Não está confirmado que será o Carlos, mas existe a possibilidade.

Zanatta afirmou também que “sempre planejou a reeleição na Câmara” e quem citou o seu nome anteriormente para o Senado foi o ex-presidente.

Conforme a coluna de Bela Megale, do O Globo, integrantes do PL relataram que Bolsonaro bateu o martelo sobre o futuro político do filho na semana passada ao garantir a aliados que Carlos vai concorrer a um cargo no Senado, mas por outro estado que não seja o Rio de Janeiro.

Outra possibilidade é que Carlos dispute uma vaga no Senado por São Paulo, caso Eduardo Bolsonaro seja escolhido como candidato à Presidência. No Rio, o nome do PL será Flávio Bolsonaro e a outra vaga está sendo disputada por membros do partido. Em 2026, cada estado vai eleger dois senadores.

A decisão de lançar Carlos para esse cargo faz parte do plano de Jair Bolsonaro de eleger o maior número de aliados possível na Casa, que tem a prerrogativa de realizar o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Veja também

A controversa corrida pela mineração em águas profundas

Enquanto começam as negociações oficiais na Jamaica sobre as regras necessárias para preservar o fundo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!