segunda-feira 22 de julho de 2024
Home / NOTÍCIAS / Boeing 747 chega ao Brasil com foguete sul-coreano que vai decolar da base aérea de Alcântara
terça-feira 6 de dezembro de 2022 às 12:55h

Boeing 747 chega ao Brasil com foguete sul-coreano que vai decolar da base aérea de Alcântara

NOTÍCIAS


No último sábado (3), o Aeroporto Internacional de São Luís, no Maranhão, recebeu pela primeira vez conforme Thiago Vinholes, do Airway, o pouso de um Boeing 747-400. Vinda de Seul, na Coreia do Sul, a aeronave da companhia National Airlines, dos EUA, trouxe para o Brasil peças do HANBIT-TLV, um foguete de propriedade da INNOSPACE, companhia aeroespacial privada sul-coreana.

INNOSPACE And Brazilian Department of Aerospace Science and Technology Sign  A Technological Agreement For Flight Tests – SatNews

O HANBIT-TLV é um foguete de 15 toneladas com 16,3 metros de altura por um metro de diâmetro. O equipamento será lançado a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) a fim de realizar um teste suborbital para validar o motor do primeiro estádio do HANBIT-Nano, um veículo lançador capaz de carregar uma carga útil de 50 kg.

INNOSPACE Apresentou o Seu Veículo Sub-Orbital de Lançamento de Teste ' HANBIT-TLV', Que Visa Decolar da Base de Alcântara em Dezembro de 2022

O planejamento é que o foguete sul-coreano atinja uma altitude de 100 km e caia em alto mar. Embora ainda não tenha uma data definida para o lançamento, está será a primeira operação de uma companhia aeroespacial privada a utilizar o centro no Maranhão. O veículo será lançado a partir da área 1, conhecida como o espaço da SISPLAT/VLS do CLA.

Empresa sul-coreana lançará foguete a partir de Alcântara em dezembro

A empresa coreana chegou ao Brasil por consequência do Edital de Chamamento Público nº 02/2020 da Agência Espacial Brasileira (AEB), de 22 de maio de 2020, que permite operações de empresas e instituições estrangeiras na Base do Maranhão. O contrato para a INNOSPACE operar no CLA tem vigência de cinco anos e pode ser prorrogado por mais cinco anos.

Foguete sul-coreano chega ao Brasil para lançamento em Alcântara - Canaltech

Foguete da INNOSPACE semelhante ao que será lançado do CLA (Divulgação)

“A INNOSPACE está muito orgulhosa e esperançosa em iniciar as atividades comerciais de exploração espacial a partir do território brasileiro. A chegada de nosso foguete, o HANBIT-TLV, é a marca indelével dos inúmeros desafios logísticos e tecnológicos superados para a realização dessa histórica operação”, disse Élcio Jeronimo de Oliveira, Diretor de Negócios da INNOSPACE do Brasil.

Posição privilegiada

Devido à proximidade com a linha do equador, o Centro de Lançamento de Alcântara é considerado um dos pontos geográficos mais privilegiados do mundo para lançamentos de foguetes.

Veículos lançados a partir do CLA podem alcançar o espaço consumindo menos combustível, pois a velocidade de rotação da Terra na altura do Equador auxilia o impulso dos lançadores.

Base de Alcântara fecha primeiras parcerias com empresas para lançamento de  satélites - Ciência - Estadão
Caminho mais curto para o espaço: o centro de Alcântara está em posição geográfica privilegiada para lançamentos (AEB)

De acordo com a AEB, a economia de combustível dos foguetes lançados de Alcântara é de até 30%, comparado a lançamentos realizados em bases em latitudes maiores, como o centro espacial da NASA em Cabo Canaveral, nos EUA, e o Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, onde são realizados operações da Roscomos, a agência espacial russa.

A disposição da península de Alcântara também permite lançamentos em todos os tipos de órbita, desde as equatoriais (em faixas horizontais) às polares (em faixas verticais), além de oferecer maior segurança para áreas de impactos do mar. Outro fator favorável do CLA é o clima estável, permitindo o lançamento de foguetes em praticamente todos os meses do ano.

Veja também

Maternidade no Subúrbio Ferroviário de Salvador é destaque em atendimento humanizado pelo SUS

Às 7h42 de 2 de junho de 2024, a enfermeira Carina Aguiar Pitanga Suares, de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!