quarta-feira 18 de maio de 2022
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Biden ordena que EUA parem de financiar projetos de combustíveis fósseis com alto teor de carbono no exterior
sábado 11 de dezembro de 2021 às 07:05h

Biden ordena que EUA parem de financiar projetos de combustíveis fósseis com alto teor de carbono no exterior

MUNDO, NOTÍCIAS


O governo dos Estados Unidos ordenou conforme a Reuters, que as agências governamentais parem imediatamente de financiar projetos de combustíveis fósseis com alto teor de carbono no exterior e priorizem colaborações internacionais para implantar tecnologia de energia limpa, de acordo com registros diplomáticos dos EUA.

Os registros, vistos pela Reuters, dizem que os compromissos do governo dos EUA devem refletir as metas estabelecidas em uma ordem executiva emitida no início do ano que visa encerrar o apoio financeiro norte-americano a projetos de carvão e de energia intensiva em carbono no exterior.

“O objetivo da política descrita abaixo é garantir que a grande maioria dos compromissos internacionais de energia dos EUA promova energia limpa, avance em tecnologias inovadoras, impulsione a competitividade da tecnologia limpa dos EUA e apoie transições líquido-zero, exceto em casos raros em que haja segurança nacional convincente, benefícios geoestratégicos ou de acesso de desenvolvimento/energia e nenhuma alternativa viável de baixo carbono com os mesmos objetivos”, segundo um registro.

O anúncio foi divulgado inicialmente pela Bloomberg.

A política define compromissos internacionais de energia “intensiva em carbono” como projetos cuja intensidade de gases de efeito estufa está acima de um valor limite de ciclo de vida de 250 gramas de dióxido de carbono por quilowatt-hora e inclui carvão, gás ou petróleo.

A política proíbe qualquer financiamento do governo dos EUA em projetos de carvão no exterior que não capturem ou apenas capturem parcialmente as emissões de carbono, permitindo que as agências federais se envolvam na geração de carvão apenas se o projeto demonstrar a captura total das emissões ou fizer parte de uma eliminação acelerada.

Grupos ambientalistas disseram que a política, que há muito defendem, é um passo na direção certa, mas cria brechas que podem minar seus objetivos.

“Esta política está cheia de isenções e brechas que carecem de clareza e podem tornar essas restrições ao financiamento de combustíveis fósseis completamente sem sentido”, disse Kate DeAngelis, especialista em finanças climáticas da Friends of the Earth.

Veja também

Líder do Governo na AL-BA dialoga com comunidade LGBTQUIA+

“É lamentável, mas necessário, que no século XXI a gente tenha que construir uma lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!