quarta-feira 18 de maio de 2022
Home / DESTAQUE / Biden diz que a série de fortes tornados seria “uma das piores” da história americana
domingo 12 de dezembro de 2021 às 10:42h

Biden diz que a série de fortes tornados seria “uma das piores” da história americana

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


Uma série de fortes tornados arrasaram cinco estados dos Estados Unidos, desde a noite de sexta-feira (10). Até a manhã deste domingo (12), as autoridades confirmaram mais de 80 mortes em Kentucky, Illinois, Tennessee, Arkansas e Missouri.

No Kentucky, funcionários trabalham na cena de um trem descarrilhado depois de um forte tornado devastar áreas de vários estados dos EUA — Foto: Cheney Orr/Reuters

Em áreas de escombros, as buscas por sobreviventes continuam. Segundo a CNN americana, prédios e veículos destruídos além de linhas de transmissão derrubadas dificultam a entrada das equipes de resgate em comunidades que estão sem telefone ou energia elétrica depois da passagem dos tornados.

Foto: Reuters

“É uma tragédia”, afirmou o presidente americano Joe Biden em um pronunciamento na TV neste último sábado (11).
“E ainda não sabemos quanta vidas foram perdidas, nem o alcance total do dano”, disse. Biden classificou a série de tempestades como “uma das piores” da história americana.

Também no sábado (11), a Casa Branca informou que o presidente determinou o direcionamento imediato de recursos federais para os locais mais necessitados.

Foto: Reuters

Em Kentucky, um dos estados mais atingidos pelos tornados, 70 mortes já foram confirmadas, mas Andy Beshear, governador do estado, diz que o número de vítimas pode superar 100.

Ele declarou estado de emergência. Mais de 180 integrantes da Guarda Nacional foram deslocados para ajudar nas buscas por sobreviventes.

Bombeiros inspecionam os danos na cidade de Mayfield, no Kentucky, ‘marco zero’ da série de tornados que atingiram os EUA desde a noite de sexta (10). — Foto: Mark Humphrey/AP

No oeste do estado, a cidade de Mayfield, com população de cerca de 10.000 habitantes, foi o “marco zero” da tempestade, que deixou um cenário apocalíptico: quarteirões devastados; casas e prédios históricos desmoronados e reduzidos a escombros; troncos de árvores sem os galhos; carros revirados.

“É indescritível, o nível de devastação é diferente de tudo que eu já tinha visto”, disse Beshear, em uma coletiva de imprensa na cidade.

Veja também

Líder do Governo na AL-BA dialoga com comunidade LGBTQUIA+

“É lamentável, mas necessário, que no século XXI a gente tenha que construir uma lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!