quinta-feira 25 de abril de 2024
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Home / NOTÍCIAS / Bebês recebem vacina contra covid por engano e são internados
domingo 5 de dezembro de 2021 às 15:19h

Bebês recebem vacina contra covid por engano e são internados

NOTÍCIAS, SAÚDE


Uma bebê de dois meses e outro de quatro meses receberam doses da vacina da Pfizer contra covid-19 por engano em uma UBS (Unidade Básica de Saúde) de Sorocaba, interior de São Paulo. As crianças sofreram forte reação e precisaram ser internadas às pressas.

Ana Cláudia com a família. Liz, de 2 meses, recebeu vacina da covid por engano - Arquivo Pessoal
Ana Cláudia com a família. Liz, de 2 meses, recebeu vacina da covid por engano – Foto: Arquivo Pessoal

Os bebês deveriam receber a vacina pentavalente —contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b—, recomendada aos 2, 4 e 6 meses de idade.

A Prefeitura de Sorocaba confirmou o erro em nota enviada ao UOL.

A prefeitura abriu um Processo Administrativo Disciplinar para apuração da conduta. Por ora, a técnica de enfermagem que fez a aplicação foi afastada da sala de procedimentos injetáveis até a apuração e verificação das medidas que serão tomadas.”


Prefeitura de Sorocaba, em nota

Vômito e febre alta

“Quando entrei na sala de vacinação, a moça explicou sobre a vacina, preparou e aplicou”, conta a microempresária Ana Cláudia Mugnos Riello, 32, mãe da pequena Liz.

Horas depois, a Liz começou a ter febre muito alta, que não cortava. Quando foi 23h, ela começou a vomitar sem parar. Eu dava de mamar e ela já vomitava. Começamos a dar banho e remédios, mas a febre não baixava.”
Ana Cláudia Mugnos Riello, mãe da Liz

Na manhã do dia seguinte, Ana levou a filha para um posto de saúde, onde recebeu analgésico. À tarde, recebeu uma ligação da UBS Nova Sorocaba, onde a filha foi vacinada. O pedido era para que voltasse levando consigo a carteirinha da filha.

“Quando cheguei, pegaram a carteirinha da Liz e sumiram”, conta. Depois de muita insistência, Ana foi levada a uma sala “nos fundos” do posto “para me afastar das outras pessoas”.

“A enfermeira me pediu calma, veio a ginecologista, funcionários, mas ninguém falava nada”, lembra. Foi quando o secretário de Saúde, Vinicius Rodrigues, apareceu pessoalmente para falar com ela e avisar que Liz recebeu a vacina da Pfizer no lugar da pentavalente.

“Eles me disseram que os frascos são parecidos e por isso a enfermeira se confundiu”, diz Ana. “Agora, o que estava fazendo a vacina de covid junto com a pentavalente?”

Mãe de Miguel, a dona de casa Kethillyn Fernanda Monteiro da Silva, 19, passou pelo mesmo drama. Depois de receber a vacina, o filho ficou com febre forte por mais de 24 horas.

kethillyn com o marido e o filho, Miguel - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Kethillyn com o marido e o filho, Miguel Imagem: Arquivo Pessoal

“Às 18h do dia 2 me chamaram no portão de casa. Era o secretário de Saúde que queria falar comigo”, conta Kethillyn. “Ele me disse que deram a vacina errada, da covid. Eu fiquei paralisada na hora, sem reação.”

Ele dormia o dia inteiro, só acordava para mamar. Agora acorda a cada 20 minutos e começa a chorar. Ele se debate de dor. Já são dois dias que ele está assim. Só para com remédio.”
Kethillyn Fernanda Monteiro da Silva, mãe do Miguel

As mães e os bebês foram levados ao Gpaci (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil), onde estão internados desde a noite de quinta (2). A recomendação foi da Pfizer, que sugeriu sete dias de internação com eletro, ecocardiograma e recolhimento de sangue a cada 48 horas.

“Graças a Deus os dois estão bem. Eles deram um remédio para o estômago e agora estão no soro. Quando tem dor, dão dipirona”, diz Ana. “Foi o que a médica disse: Nós não sabemos o que pode acontecer.”

Em contato com o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado, com o Ministério da Saúde e com a fabricante da vacina, a Prefeitura de Sorocaba diz que “casos semelhantes” ocorreram “em outros locais”, com os mesmos sintomas de febre.

Veja também

Veja quais agências venceram megalicitação para alavancar popularidade de Lula

As agências Muringa, BR mais, Área Comunicação e Usina Digital venceram a licitação da Secretaria …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas