domingo 7 de agosto de 2022
Foto: Divulgação
Home / NORDESTE / Base de Paulo Câmara apresenta nomes para compor chapa na disputa ao Governo de Pernambuco
quarta-feira 23 de março de 2022 às 08:50h

Base de Paulo Câmara apresenta nomes para compor chapa na disputa ao Governo de Pernambuco

NORDESTE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Segundo o blog de Ricardo Antunes, o mistério sobre a chapa da Frente Popular acabou. O senador André de Paula (PSD), que Marília Arraes (PT) dizia que seria seu senador, vai mesmo é disputar a vaga pela Frente Popular. Ele chegou a conversou mesmo com a deputada petista, mas em nenhum momento cogitou em sair da base de apoio do governador Paulo Câmara (PSB). André faz política com “P maiúsculo” e é fiel às suas origens: Foi o ex-vice-presidente da República e ex-governador, Marco Maciel, que o lançou à vida pública e a “traição ” não estava no DNA de Dr. Marco, que sempre foi um político honrado.

Com o fato novo da saída de Marília Arraes e o desentendimento do próprio PT sobre o nome ao senado (o partido se dividiu entre Marília, Carlos Veras e Teresa), o nome do deputado ganhou força e deve ser anunciado em breve.

Essa, aliás, é uma das pautas que o governador Paulo Câmara terá em Brasília . Ele vai prestigiar a filiação do ex-governador Geraldo Alckmin, hoje, no PSB e terá encontro reservados com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e o ex-presidente Lula. Na pauta, o fechamento da chapa majoritária que será comandada por Danilo Cabral (PSB).

Desgastados com o problema interno na novela sem fim criada pela ex-aliada, Marília Arraes, tanto o PT nacional como o Diretório Estadual já admitem abrir mão da escolha de um nome ao senado.

Com bom trânsito com PSB, a deputada estadual Teresa Leitão ficará como vice na chapa

Nesse sentido, por ser mulher, ter quatro mandatos honrados de deputada estadual, ter prestígio com Lula e gozar da confiança do partido (mesmo não sendo do grupo majoritário, comandado pelo senador Humberto Costa) seu nome emergiu como o mais natural para ocupar o cargo.

Caso o projeto do PSB vingue com a reeleição do prefeito João Campos, ninguém tem dúvidas de que ele vai tentar ocupar o cargo que foi do seu bisavô, Miguel Arraes, e do seu pai, Eduardo Campos, já em 2026.

Com isso, Danilo teria que se desincompatibilizar dos seis últimos meses do seu eventual governo. E quem seria o nome do PT para fazer essa transição sem risco para o partido? Exatamente ela, Teresa Leitão. Vale lembrar que, com André de Paula e Teresa na chapa da Frente Popular, Paulo Câmara tem mais de 150 mil votos para comtemplar os caciques dos outros partidos que também queriam a cobiçada vaga de senado.

É isso. Acabou o mistério e, olhem só que ironia, ao “rebolar” e não aceitar ser candidata ao senado depois que o próprio PT se “rendeu” à imposição do seu nome. E ainda depois da série de “jogadas” que fez, ao conversar com Raquel Lyra e o próprio André de Paula, Marília Arraes, é a quem mais perdeu no final de tudo.

Não terá Lula no seu palanque, dificilmente vai montar uma chapa competitiva ao Governo do Estado, e poderá até mesmo recuar do seu projeto pessoal. Irá a “moça egoísta” para a chapa de Raquel Lyra (PSDB) ou para a oposição? Ficou muito, mas muito complicado mesmo.

Veja também

Maíza Leão torna-se oficialmente candidata a deputada estadual

Maiza Leão foi oficializada como candidata a deputada estadual na convenção do Partido Progressista que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!