quinta-feira 25 de abril de 2024
Foto: Ascom/TRE-BA
Home / JUSTIÇA / Baltazar Saraiva é empossado desembargador eleitoral no TRE-BA
sábado 12 de dezembro de 2020 às 11:19h

Baltazar Saraiva é empossado desembargador eleitoral no TRE-BA

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O desembargador eleitoral Baltazar Miranda Saraiva foi empossado, como substituto, à corte do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia nesta última sexta-feira (11).  Realizada na sede do TRE-BA, a sessão solene deu posse ao cargo para o qual foi eleito com 39 votos, em outubro deste ano.

Na cerimônia, o desembargador afirmou seu compromisso com a Justiça Eleitoral, que considera “mediadora do processo político e um instrumento de condução do Brasil a um patamar civilizado e democrático”. Saraiva agradeceu pelo apoio recebido na condução ao cargo e reafirmou: “Estarei a serviço desta Corte sempre que for chamado”.

O presidente do TRE-BA e do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel), desembargador Jatahy Júnior, ressaltou a amizade com o desembargador empossado e lembrou que começaram juntos na magistratura, em 1986. “Já são quase 34 anos e parece que foi ontem. De lá para cá, vossa excelência tem demonstrado que escolheu a profissão certa, a qual exerce com dedicação extrema e invejável”.

Falando em nome dos advogados que atuam no TRE-BA, Gustavo Mazzei, ex-membro do Regional baiano, afirmou que a posse era motivo de celebração, por se tratar de “um exemplo para toda a sociedade, como cidadão e magistrado”. O advogado ainda era estagiário no Patronato de Presos e Egressos quando o conheceu. “É alguém que desde sempre desempenha sua missão com serenidade e sensibilidade e que hoje tem atuado com papel de destaque e liderança, trazendo muitas contribuições à sociedade”.

A capacidade técnica e a experiência de Baltazar Miranda foram destacadas pelo procurador eleitoral Cláudio Gusmão. “Desejo pleno sucesso no cumprimento dessa função, torcendo para que o nosso país não experimente eleições sob esse manto de pandemia, que tornou extremamente difícil uma tarefa que já é complicada. Que encontre um cenário mais favorável, o que nem por isso deixará de exigir comprometimento e responsabilidade”.

Mesa de honra

A cerimônia teve a mesa de honra composta pelo desembargador Jatahy Júnior; pelo vice-presidente do TRE-BA e Corregedor Eleitoral, desembargador Roberto Maynard Frank; pelo desembargador eleitoral cooperador Henrique Trindade; pelo diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-BA), desembargador eleitoral Ávio Mozar; pelo vice-diretor da EJE, desembargador eleitoral José Batista Júnior; pela desembargadora eleitoral Zandra Parada; pelo procurador regional eleitoral Cláudio Gusmão e pelo desembargador eleitoral substituto Paulo Sérgio Barbosa.

O diretor do TRE-BA, Raimundo Vieira, também esteve presente na posse.

Virtualmente, compuseram a mesa de honra o vice-governador da Bahia, João Leão, representando o governador Rui Costa; o desembargador Nilson Castelo Branco, representando o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Lourival Trindade; o procurador do estado, Jorge Salomão, representando o procurador geral do Estado, Paulo Moreno e o desembargador Raimundo Cafezeiro, presidente da Seção Civil de Direito Público do TJBA.

Ainda como presenças virtuais, compareceram à cerimônia a juíza Nartir Weber, presidente da presidente da Associação de Magistrados da Bahia; o desembargador eleitoral e ouvidor Freddy Pitta Lima; e os desembargadores eleitorais substitutos Carina Canguçu, Pedro Godinho e Arali Duarte.

Veja também

Fundação Pedro Calmon encerra agenda em Bogotá com visita a embaixada do Brasil na Colômbia

Completando a sua última agenda na Colômbia, na última terça-feira (23), representantes da Fundação Pedro …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas