terça-feira 24 de junho de 2025
Fotos: Reprodução/Vídeo
Home / Mundo / MUNDO / Ativistas do Greenpeace roubam estátua de cera de Macron em protesto a acordos comercias entre França e Rússia
segunda-feira 2 de junho de 2025 às 15:48h

Ativistas do Greenpeace roubam estátua de cera de Macron em protesto a acordos comercias entre França e Rússia

MUNDO, NOTÍCIAS


Ativistas do Greenpeace roubaram, nesta segunda-feira (2), uma estátua de cera do presidente francês Emmanuel Macron do Museu Grévin, em Paris, e a colocaram em frente à embaixada da Rússia. A ação foi um protesto contra acordos econômicos da França com Moscou após a invasão da Ucrânia.

Segundo a imprensa local, duas mulheres e um homem entraram no museu disfarçados de turistas. Em seguida, trocaram de roupa para parecerem funcionários do local. Com jalecos de manutenção, os ativistas distraíram um segurança e saíram por uma saída de emergência carregando a estátua, avaliada em 40 mil euros (cerca de R$ 260 mil).

A direção do museu confirmou que os ativistas ligaram após o roubo para afirmar que a estátua seria devolvida “ilesa”. Um vídeo publicado nas redes sociais do Greenpeace mostra o momento em que o grupo cobre a estátua e a retira do local.

Minutos depois, os ativistas posicionaram a figura de cera de Macron em frente à embaixada russa. Atrás da estátua, uma bandeira da Rússia foi estendida. Um dos manifestantes segurava um cartaz com os dizeres: “Negócios são negócios”, enquanto outros espalhavam notas falsas de dinheiro ao redor.

 

O Greenpeace justificou a ação uma publicação nas redes sociais: “Consideramos que Emmanuel Macron não merece ser exposto neste estabelecimento cultural de renome mundial enquanto não tiver rompido os contratos franceses com a Rússia e impulsionado uma transição ecológica ambiciosa e duradoura em escala europeia.”

A Rússia é um dos principais fornecedores de gás para a produção de energia na Europa e, desde o início do conflito na Ucrânia, tem sofrido sanções de parceiros comerciais, que buscam alternativas mais limpas e de outros parceiros para garantir o abastecimento interno.

Veja também

Dólar passa a subir após notícias sobre novos ataques do Irã; Ibovespa recua quase 1%

O dólar à vista passou a operar em leve alta ante o real nesta segunda-feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!