terça-feira 16 de julho de 2024
UFV Assuruá, localizada no município de Itaguaçu na Bahia - Foto: Divulgação
Home / NEGÓCIOS / Atiaia Renováveis adquire dois parques solares na Bahia
quarta-feira 20 de setembro de 2023 às 10:40h

Atiaia Renováveis adquire dois parques solares na Bahia

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


A Atiaia Renováveis anunciou nesta terça (19/8) a aquisição de duas usinas fotovoltaicas da Ibitu Energia no centro-sul da Bahia. Juntas, a UFV Verde Vale III, em Guanambi, e a UFV Assuruá, em Itaguaçu, possuem capacidade instalada de 44,8 MW.

A transação ainda depende de aprovação do Cade. Os parques já estão em operação, com energia adquirrida no leilão de energia reserva e contratos de longo prazo válidos até 2037.

Com a inclusão das duas usinas em seu portfólio, a Atiaia eleva sua capacidade instalada para 421 MW em projetos de energia proveniente de fontes renováveis, sendo 266 MW em operação e mais 155 MW pré-operacionais. Desse total, 100 MW são provenientes da fonte solar.

“A aquisição de Verde Vale III e Assuruá é um importante passo para a nossa estratégia de crescimento e de diversificação de fontes. A Atiaia passará a operar os dois parques solares via o nosso COG de última geração localizado em Cuiabá”, afirma Rodrigo Assunção, CEO da Atiaia Renováveis.

Solar em números

Em julho deste ano, a energia solar atingiu mais de 33 gigawatts (GW) de capacidade instalada no Brasil, o equivalente a aproximadamente 15% da matriz elétrica do país, segundo a Absolar.

O cálculo considera tanto as usinas de grande porte, que somam 10,4 GW, quanto os sistemas de geração própria de energia em telhados, fachadas de edifícios e pequenos terrenos, que já passam de 23 GW.

Veja também

Brasil leva “Oscar do Turismo” como melhor destino para cruzeiros da América do Sul

Pela terceira vez seguida, o Brasil foi eleito o melhor destino para cruzeiros da América …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!