Pelo menos 16 soldados foram mortos em um ataque suicida na província de Khyber Pakhtunkhwa, no noroeste do Paquistão, neste sábado. O ataque, que também deixou feridos civis, foi reivindicado por um grupo vinculado aos talibãs. Um homem-bomba detonou um veículo carregado de explosivos contra um comboio militar, conforme relataram autoridades locais à AFP.
Inicialmente, a contagem de mortos era de 13, mas o número subiu após a confirmação das autoridades. Além dos soldados, 19 civis ficaram feridos, incluindo seis crianças, que foram atingidas pela explosão que destruiu telhados de casas nas proximidades. A violência na região tem aumentado desde o retorno dos talibãs ao poder no Afeganistão em 2021, com o Paquistão enfrentando um crescimento nos ataques de grupos armados.
A situação de segurança no Paquistão se deteriorou significativamente, com mais de 1.600 mortos em 2024, sendo quase metade deles membros das forças de segurança. Desde o início do ano, cerca de 290 pessoas foram assassinadas em ataques atribuídos a grupos armados, principalmente nas províncias de Baluchistão e Khyber Pakhtunkhwa. O governo paquistanês acusa o Afeganistão de não tomar medidas contra os rebeldes que utilizam seu território para realizar ataques, uma alegação que o governo afegão nega.