O Serviço Geológico do Brasil (SGB) realizou na última quarta-feira (27) o leilão de ativos minerários de ouro e diamantes. Os depósitos do projeto Diamantes em Santo Inácio, na Bahia, localizada no município de Gentio do Ouro, no noroeste baiano, foram arrematados pela empresa ASX Mineração. Ela ofereceu um percentual de 3,20% de bônus de produção, com garantia de R$ 50 mil. Os ativos foram disponibilizados no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República.
O depósito de diamantes conta com 245 milhões de toneladas de minério diamantífero, estimando-se uma produção de aproximadamente 1,8 milhão de quilates de diamantes aluvionares, com teor de 0,58 cpht. Além da mina baiana, a ASX também arrematou o projeto Ouro de Natividade, em Tocantins, com 725 mil toneladas de minério e teor médio de 1,02 g/t.
“A realização desses leilões é um marco para o SGB e todo o país. Os ativos estão em regiões com histórico de produção diamantífera e aurífera. Portanto, há um grande potencial de atrair investimentos e alavancar a economia das regiões, por meio de atividades minerais sustentáveis”, enfatizou o diretor-presidente do SGB, Inácio Melo.
Para o diretor de Geologia e Recursos Minerais da SGB, Valdir Silveira, o leilão representa uma oportunidade de fortalecer o setor mineral. “Neste primeiro momento, esperamos avançar nas pesquisas nessas duas áreas. Nossa expectativa é que sejam casos de sucesso para serem consolidados empreendimentos minerários que gerem mudanças significativas para a população, melhorando a qualidade de vida nessas regiões onde os ativos estão presentes”.