terça-feira 25 de março de 2025
Suni Williams e Butch Wilmore - Foto: Divulgação/NASA
Home / NOTÍCIAS / Astronautas presos no espaço devem retornar à Terra em 12 de março
segunda-feira 17 de fevereiro de 2025 às 14:57h

Astronautas presos no espaço devem retornar à Terra em 12 de março

NOTÍCIAS


A Nasa, agência espacial americana, afirmou que os astronautas perdidos no espaço, Suni Williams e Butch Wilmore, irão retornar da ISS (Estação Espacial Internacional) no dia 12 de março. A dupla está no espaço desde junho de 2024 e voltarão com os membros da missão Crew-9 em uma espaçonave Dragon, da SpaceX.

Em dezembro, a Nasa havia informado que a tripulação voltaria apenas no final de março. No entanto, após o presidente dos Estados Unidos, Donals Trump pressionar pelo retorno de Williams e Wilmore, a agência junto a SpaceX decidiu antecipar os planos. A dupla de astronauta devem retornar após a chegada da missão Crew-10 à ISS.

De acordo com um comunicado divulgado pela Nasa, “a oportunidade de lançamento antecipada está disponível após uma decisão da gerência da missão de ajustar o plano original da agência para voar uma nova nave espacial Dragon para a missão Crew-10 que requer tempo de processamento adicional”.

Os astronautas da Nasa Anne McClain (comandante) e Nichole Ayers (piloto); o astronauta da JAXA (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial) Takuya Onishi (especialista de missão); e o cosmonauta da Roscosmos Kirill Peskov, que viajariam em uma nova espaçonava de empresa, agora usaram a mesma nave usada nas missões Crew-3, Crew-5 e Crew-7 da Space-X.

Em setembro de 2024, os astronautas Nick Hague e Aleksandr Gorbunov desembarcaram na ISS a bordo da missão Crew-9. A espaçonave Dragon usada para a viagem tem espaço para quatro tripulantes, mas dois assentos foram reservados para a volta de Suni e Wilmore.

Hague e Gorbunov se juntaram aos demais astronautas da ISS para uma missão de pesquisa de microgravidade que deve durar cerca de cinco meses. Confermo a Nasa, a Expedição 72 terminará com o desacoplamento e retorno da nave espacial Soyuz que transporta o astronauta Don Pettit da agência espacial.

Espaçonave da Boeing

Sunita Williams e Butch Wilmore deixaram a Terra em uma missão de teste da espaçonave da Boeing Starliner no dia 5 de junho deste ano. A expectativa é de que a dupla pudesse retornar no meio de transporte apenas oito dias após chegarem até a ISS.

Entretanto, falhas técnicas na nave impediram a volta dos astronautas. O retorno de Suni e Wilmore para a Terra foi adiado ao menos três vezes até que a Nasa decidiu que a espaçonave da Boeing deveria retornar sem tripulação.

De acordo com a Nasa, cinco dos 28 propulsores da cápsula da nave falharam durante a acoplagem na ISS. Posteriormente, os equipamentos foram reiniciados e apenas um não voltou a funcionar. As suspeitas da agência espacial americana são de que o calor do procedimento ocasionou o desligamento. Ainda, segundo a Boeing, um vazamento de hélio foi identificado na espaçonave.

A missão teste seria o último passo da Boeing antes de receber certificado da Nasa que permite a realização de voos rotineiros com astronautas, ao lado da SpaceX, de Elon Musk.

A Starliner retornou para a Terra sem a tripulação no dia 6 de setembro. A agência espacial considerou que a volta dos astronautas na espaçonave era arriscada. Na ISS, Suni e Wilmore foram colocados na equipe da Expedição 72.

Missão de resgate

Por entender que a volta dos astronautas seria muito arriscada na Starliner, a Nasa optou por reservar dois assentos na Dragon da SpaceX, rival da Boeing, que foi utilizada na missão Crew-9 para “dar carona” à dupla de volta para a Terra.

A Crew-9 partiu da Flórida no dia 28 de setembro e chegou até a ISS na data seguinte.

Veja também

Mais de mil manifestantes são presos na Turquia em protestos contra prisão de prefeito de Istambul

Na Turquia, 1.133 pessoas foram detidas durante uma onda de protestos contra a prisão do prefeito de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!