domingo 15 de setembro de 2024
Foto: Han Haidan/Xinhua
Home / Mundo / MUNDO / Astronautas chineses da Shenzhou-16 encontram imprensa após retorno do espaço
domingo 21 de janeiro de 2024 às 07:52h

Astronautas chineses da Shenzhou-16 encontram imprensa após retorno do espaço

MUNDO, NOTÍCIAS


Os três astronautas da missão tripulada chinesa Shenzhou-16 fizeram sua primeira aparição pública em Beijing na sexta-feira (19), 80 dias após seu retorno do espaço.

A espaçonave Shenzhou-16 foi lançada do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan em 30 de maio de 2023, transportando três tripulantes: Jing Haipeng, Zhu Yangzhu e Gui Haichao. Eles permaneceram em órbita por 154 dias, durante os quais realizaram uma atividade extraveicular e deram a quarta aula ao vivo a partir da estação espacial Tiangong.

Usando quatro distintivos de honra de seus voos espaciais bem-sucedidos em seu peito, o comandante Jing disse que sua tripulação, pela primeira vez, era composta por um trio diversificado de taikonautas de diferentes origens profissionais, incluindo piloto de aeronave, engenheiro de voo e especialista em carga útil.

“Profissionais lidam com assuntos profissionais”, disse o piloto sênior, acrescentando que a divisão do trabalho é clara, cada um sendo encarregado de tarefas específicas.

A missão Shenzhou-16 marcou a quarta viagem de Jing ao espaço, tornando-o o taikonauta mais experiente.

O engenheiro de voo Zhu foi responsável pela manutenção e reparo da plataforma da estação espacial. Ele disse que o maior desafio é garantir “zero erros nas operações diárias” durante a missão de cinco meses.

“Concluímos com sucesso a missão e garantimos a operação segura, estável, eficiente e de longo prazo da estação espacial”, disse Zhu à mídia.

O especialista em carga útil Gui foi o primeiro taikonauta civil a voar no espaço. “Ter a oportunidade de participar de uma infinidade de projetos de pesquisa de ponta no espaço foi uma experiência extraordinária, e eu tenho muito orgulho disso”, Gui compartilhou seus sentimentos.

O professor universitário que usa óculos disse que incorporaria as realizações alcançadas ao longo da missão espacial em seus futuros empreendimentos de pesquisa científica, palestras em sala de aula e cultivo de talentos.

Os três tripulantes estavam bem de saúde. Após a quarentena médica e os cuidados de recuperação, eles passarão por uma avaliação de saúde antes de retornar aos treinos normais.

Veja também

Rebeldes do Iêmen atacam Israel com míssil

Um míssil lançado pelos houthis do Iêmen atingiu o centro de Israel neste domingo (15). Segundo o porta-voz militar do movimento rebelde aliado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!