A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputada estadual Ivana Bastos (PSD), decretou luto oficial pela morte do ex-deputado estadual e ex-delegado de Polícia Civil José Magalhães Filho, conhecido como Magalhães. O ex-parlamentar faleceu neste domingo (13) aos 80 anos.
Natural da cidade pernambucana de Parnamirim, José Magalhães Filho formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1967. No mesmo ano, tornou-se assessor jurídico do Instituto Brasileiro de Reforma Agrária (Ibra), onde ficou até 1969. De saída do Ibra, ingressou na Companhia de Energia Elétrica de Pernambuco (Celpe), onde atuou até 1972. De 1970 a 1980, foi diretor do Sistema Penal do Ceará. Entre os anos de 1982 e 1994, exerceu o cargo de delegado de Polícia Civil, na Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Entre 1999 e 2055, ele foi coordenador da Polícia Interestadual (Polinter), unidade em que também atuou como delegado entre 2006 a 2008. Já entre os anos de 2009 a 2011, Magalhães comandou a 19ª Delegacia de Itaparica. De acordo com comunicado da Polícia Civil, o delegado já estava aposentado há mais de 10 anos.
Política
José Magalhães, filiado ao PTB, assumiu a cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa da Bahia em 1995, tendo exercido o mandato até o fim da Legislatura, em 1999.
No exercício do mandato eletivo, Magalhães foi titular das comissões de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Educação, Esportes e Serviço Público. Ele foi suplente das comissões de Proteção ao Meio Ambiente e de Defesa ao Consumidor.
Entre 1997 e 1998, liderou o PTB na ALBA. No biênio seguinte, foi vice-líder da bancada do seu partido.
Condecorações
Reconhecido pelo trabalho de delegado, Magalhães recebeu homenagens como os títulos de Amigo do Exército Brasileiro e de Amigo da Polícia Militar. Também agraciado com a Comenda do Exército Brasileiro e com o Título de Cidadão Soteropolitano, este concedido pela Câmara de Salvador.