sexta-feira 17 de janeiro de 2025
O procurador-geral da República, Augusto Aras, durante sessão do STF - Foto: Carlos Moura/STF/-10-08-2022
Home / DESTAQUE / Aras recebe recados sobre dificuldade de recondução e avalia plano para um sucessor
sábado 29 de julho de 2023 às 09:57h

Aras recebe recados sobre dificuldade de recondução e avalia plano para um sucessor

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O baiano Augusto Aras avalia mudar de estratégia sobre sua atuação para ser reconduzido ao comando da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Nos últimos meses, conforme nota da colunista Bela Megale, do O Globo, Aras vinha apostando que o apoio angariado com uma ala do PT capitaneada pelo senador Jaques Wagner e o ministro Rui Costa lhe garantiria chances de se manter no posto.

Lula, no entanto, tem emitido sinais de que ainda resiste ao PGR pela sua leniência em relação à conduta criminosa do ex-presidente Jair Bolsonaro na pandemia.

Diante disso, o procurador-geral sinalizou a aliados que o mês de agosto será decisivo para escolher sua estratégia: se seguirá na campanha para ficar na cadeira ou se vai trabalhar para emplacar um aliado como sucessor. Com isso, Aras busca se blindar de problemas que possam ser imputados a ele quando deixar o cargo.

Caso opte pela segunda opção, Aras deve trabalhar pelo nome do subprocurador Carlos Frederico Santos, responsável pelo inquérito dos atos golpistas de 8 de janeiro.

Em entrevista ao colunista do site “Metrópoles” Guilherme Amado, na quinta-feira, Carlos Frederico seguiu o roteiro de candidato à vaga: elogiou a postura de Aras, citou nomes que permaneceram de seis a oito anos como PGR, criticou Rodrigo Janot, a Lava-Jato e arrematou:

— A maioria dos subprocuradores-gerais da República tem interesse em ser PGR e eu gostaria de deixar minha contribuição — afirmou. Logo depois, Carlos Frederico emendou: — Entre o querer, o ser escolhido e o poder (ser escolhido) há um espaço muito grande.

Veja também

Brasil bate recorde histórico de exportações para os EUA em 2024, aponta Amcham

As exportações brasileiras para os Estados Unidos ultrapassaram a marca de US$ 40 bilhões, totalizando …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!