quarta-feira 18 de maio de 2022
Foto: Agência Lusa / FACUNDO ARRIZABALAGA
Home / Mundo / MUNDO / Após EUA entrar em concorrência, governo da Grécia compra navios da França
domingo 12 de dezembro de 2021 às 13:07h

Após EUA entrar em concorrência, governo da Grécia compra navios da França

MUNDO, NOTÍCIAS


A Grécia e a França confirmaram neste último sábado (11) conforme informou a ANSA, que concluíram a negociação para a compra por Atenas de três fragatas francesas. Iniciada em setembro, a venda tem valor estimado de 3 bilhões de euros.

O acordo entre os europeus evitou uma nova crise entre Paris e Washington. Isso porque o governo de Joe Biden autorizou que o país entrasse na licitação aberta pelos gregos menos de três meses depois dos Estados Unidos e da França viverem uma crise por conta da venda de submarinos nucleares para a Austrália.

Os australianos haviam fechado um acordo de compra com Paris em 2018, mas em setembro deste ano, durante um pronunciamento televisivo, Camberra anunciou que efetuaria uma negociação do tipo com os norte-americanos e cancelaria o acordo com os franceses. O ato chegou a ser chamado como um “golpe pelas costas” pelo governo de Emmanuel Macron.

No entanto, neste sábado, o Ministério das Forças Armadas da França publicou uma nota em que afirma que “desde quando estamos em tratativas com os gregos, a oferta norte-americana foi retirada da mesa”. “Além disso, há alguns dias, nós assinamos o contrato formal”, pontuou ainda.

Os franceses ainda informaram que, dessa vez, Washington fez uma comunicação formal de que estava entrando na disputa.

Veja também

Líder do Governo na AL-BA dialoga com comunidade LGBTQUIA+

“É lamentável, mas necessário, que no século XXI a gente tenha que construir uma lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!