terça-feira 23 de abril de 2024
Equipe de Lula provoca com montagem no Twitter Imagem: Reprodução/Twitter/lulaoficial
Home / JUSTIÇA / Após Deltan ser condenado, equipe de Lula provoca com imagem de PowerPoint
quarta-feira 23 de março de 2022 às 06:02h

Após Deltan ser condenado, equipe de Lula provoca com imagem de PowerPoint

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Após o ex-procurador Deltan Dallagnol ser condenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), devido à apresentação de um PowerPoint durante as investigações da Operação Lava Jato, a equipe do ex-presidente Luiz Inácio da Lula da Silva (PT) reagiu à decisão da Justiça com uma montagem semelhante, nas redes sociais.

A #EquipeLula achou um PowerPoint aqui…Equipe do petista, nas redes sociais

A #EquipeLula achou um PowerPoint aqui… pic.twitter.com/g5xpK33y6A

— Lula (@LulaOficial) March 22, 2022
Na montagem, a equipe apontava termos como “Moro Suspeito”, “Família Atacada”, “Processos Anulados”, entre outros. Ao lado, em letras garrafais: “A inocência de Lula passo a passo”. Os processos em que Lula foi condenado na Operação Lava Jato foram suspensos ou anulados. (Entenda abaixo)

A Quarta Turma do STJ determinou nesta última terça-feira (22) que Dallagnol indenize Lula por dano moral devido à apresentação em PowerPoint que ligava o petista a diversas situações e pessoas. O ex-procurador disse que irá recorrer.

A indenização foi fixada em R$ 75 mil, mas, segundo o relator do caso na Corte, ministro Luís Felipe Salomão, pode passar de R$ 100 mil devido a juros e correção monetária.

Votaram a favor da indenização os ministros Salomão, Raul Araújo, Antônio Carlos Ferreira e Marco Buzzi. Apenas a ministra Maria Isabel Gallotti apresentou voto contrário à indenização.

Em nota enviada ao UOL, Dallagnol manifestou indignação com o resultado do julgamento no STJ e disse que o recurso julgado nesta terça-feira (22) “contraria toda a jurisprudência dos tribunais superiores do país e gera insegurança jurídica para procuradores, promotores, policiais e juízes que combatem a corrupção no Brasil.”

A Lava Jato acabou. O combate à corrupção está virando cinzas. Corruptos que tiveram seus casos anulados pelo STF querem voltar às urnas. Procuradores são punidos por fazerem seu trabalho. O próximo passo será cobrar de volta dos brasileiros os bilhões que eles roubaram.Dallagnol

A defesa de Lula afirmou, em comunicado, que a decisão da Justiça “é uma vitória do Estado de Direito e um incentivo para que todo e qualquer cidadão combata o abuso de poder e o uso indevido das leis para atingir fins ilegítimos (lawfare)”.

Lula não praticou qualquer ato ilegal antes, durante ou após o exercício do cargo de Presidente da República e tem o status de inocente, conforme se verifica de 24 julgamentos favoráveis ao ex-presidente, realizado nas mais diversas instâncias.Cristiano Zanin e Valeska Teixeira Martins, advogados do ex-presidente

O PowerPoint foi apresentado em 14 de setembro de 2016, durante coletiva de imprensa para divulgar a primeira denúncia da Operação Lava Jato contra o ex-presidente, sobre um suposto esquema de corrupção envolvendo o tríplex no Guarujá.

Transmitido ao vivo, o anúncio da denúncia ficou marcado pela fala de Deltan de que Lula seria “o comandante máximo” de esquemas de corrupção e pelo diagrama no PowerPoint —que logo se tornou meme e alvo de críticas.

Deltan: “Apresentação poderia ter sido diferente”
Em 2020, o ex-procurador Deltan Dallagnol admitiu que a apresentação em PowerPoint usada para explicar a denúncia contra Lula em 2016 poderia ter sido apresentada de uma outra forma “para evitar críticas”. (Assista abaixo)

“Uma coisa é o conteúdo, se o conteúdo se provou verdadeiro. Outra coisa é se a forma de apresentação foi a melhor possível. Olhando com o privilégio de visão retrospectiva, acredito que a gente poderia, sim, ter apresentado esse PowerPoint de modo diferente. Poderia ter feito a apresentação dessa denúncia de forma diferente, de modo a evitar críticas”, reconheceu ele, em entrevista ao UOL.

Veja também

Atividades nucleares do Irã “causam preocupação”, diz AIEA

Enriquecimento de urânio, achados inexplicáveis, falta de acesso para monitores internacionais intensificam suspeitas sobre intenções …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas