sexta-feira 6 de dezembro de 2024
RIBEIRÃO PRETO - Bolsonaro durante participação da Agrishow em 2019 - Foto: Reprodução/Rede social
Home / DESTAQUE / Aliados de Bolsonaro conquistam seis prefeituras em polos do agronegócio
domingo 3 de novembro de 2024 às 10:58h

Aliados de Bolsonaro conquistam seis prefeituras em polos do agronegócio

DESTAQUE, ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


Seis das 10 cidades consideradas polos do agronegócio no Brasil serão controladas por aliados de Jair Bolsonaro (PL) a partir do ano que vem. Duas dessas prefeituras serão comandadas pelo próprio PL, partido do ex-presidente. Os candidatos da legenda de Bolsonaro venceram as eleições municipais nas cidades de Campo Novo do Parecis, em Mato Grosso, e em Jataí, no interior de Goiás. Nas demais, o Executivo municipal ficará sob o controle de políticos que apoiam Bolsonaro,

De acordo com um ranking do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA) e publicado na reportagem de  Ricardo Chapola, da Veja, Campo Novo do Parecis ocupa a quarta colocação como a cidade mais importante para o setor, com uma produção de alimentos que faturou R$ 7 bilhões em 2023. No município localizado a 400 quilômetros da capital e dentro de um dos estados mais bolsonaristas do País, quem venceu as eleições deste ano foi o candidato Piaia (PL). Com 65,40%, ele derrotou Dhemis Rezende (União), que obteve 34,60% dos votos válidos. Em Jataí, o candidato bolsonarista Geneilton Assis venceu com 58,93% dos votos.

Mesmo sem ter conquistado o Executivo municipal de outros polos do agronegócio, os bolsonaristas contarão com aliados de outros partidos à frente dessas prefeituras. Em Diamantino (MT), Chico Mendes (União), irmão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, venceu as eleições municipais com o apoio de Bolsonaro. O município é apontado como o 6º mais importante para o agronegócio brasileiro, registrando uma produção equivalente a R$ 5,9 bilhões no ano passado.

Esses partidos, no entanto, não caminharam juntos em todos os municípios movidos pelo agronegócio. A 288 quilômetros de Diamantino, em Sorriso, conhecida por ser a cidade mais importante para o agronegócio no País, o União Brasil conquistou a prefeitura do município – desta vez, sem o apoio do PL e de Bolsonaro. Alei Fernandes (União) foi eleito prefeito, com 51,33% dos votos, derrotando Damiani (MDB), candidato defendido pelo pelo ex-presidente.

Veja também

‘Era só o que faltava’, ironiza Bolsonaro após diretor da PF responder Arthur Lira sobre indiciamentos

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, após …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!