sexta-feira 11 de julho de 2025
Evento realizado pela Fundação Paulo Jackson, comandada por Michele Gramacho, tem como tema O Poder da Comunicação como Agente Transformador Social - Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / AL-BA sedia o 1º Encontro de Comunicação Legislativa da Bahia
quarta-feira 11 de junho de 2025 às 20:04h

AL-BA sedia o 1º Encontro de Comunicação Legislativa da Bahia

NOTÍCIAS


Com o tema O Poder da Comunicação como Agente Transformador Social, foi aberto na manhã desta quarta-feira (11) o 1º Encontro de Comunicação Legislativa da Bahia, uma realização da Fundação Paulo Jackson, gestora da TV ALBA e Rádio ALBA. O evento, que encheu o Auditório Jornalista Jorge Calmon da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), contou com a presença da presidente Casa, deputada Ivana Bastos, que deu boas-vindas aos participantes.

Além dela, também integraram a mesa de abertura a diretora-geral da Fundação Paulo Jackson, Michele Gramacho, e representantes das instituições apoiadoras do evento: Edylene Ferreira, presidente da União dos Vereadores da Bahia (UVB); Hermes Hilarião, vice-presidente da OAB-BA; Gerson de Castro, presidente da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral); Mônica Mello, gerente de comunicação institucional da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), e Geraldo Cordeiro, segundo vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio). Também prestigiaram o evento os deputados Marcelino Galo (PT), Rosemberg Pinto (PT), Euclides Fernandes (PT) e Fabrício Falcão (PC do B).

Em seu discurso, na abertura, a presidente parabenizou toda equipe da Fundação Paulo Jackson, sob a direção-geral de Michele Gramacho, e a todos os profissionais e parceiros que tornaram possível o 1º Encontro de Comunicação Legislativa da Bahia. “Vocês organizaram não apenas um evento, vocês construíram aqui uma agenda futura… Esse encontro é a semente de uma nova comunicação pública, mais transparente, mais acessível, mais inclusiva e mais próxima da população. A Bahia tem pressa, e o povo merece ser bem informado, com qualidade, respeito e, acima de tudo, verdade”, declarou.

A chefe do Legislativo baiano lembrou que, antes de ser deputada, foi diretora da Rádio Alvorada de Guanambi e ressaltou o trabalho dos profissionais que estão por trás de todo o aparato de comunicação, para levar a notícia fidedigna aos cidadãos. “A gente precisa pensar muito nos outros. As fakenews têm prejudicado as pessoas, destruído famílias. Então, a gente precisa ter essa responsabilidade de ter um jornalismo sério. E eu fico muito feliz em poder estar aqui como presidente e ver o sucesso da TV ALBA. Comunicar é incluir, é dar acesso, é formar consciência cidadã, é transformar vidas. No Parlamento, a comunicação precisa ser um pilar, não só para mostrar o que fazemos, mas para aproximar o povo das decisões que impactam diretamente no cotidiano. Uma Assembleia que se comunica bem, é uma Assembleia que respeita o cidadão”, afirmou Ivana Bastos.

Ficou a cargo da diretora-geral da Fundação Paulo Jackson e diretora regional Nordeste da Astral, Michele Gramacho, a palestra de abertura do encontro. Ela falou sobre o papel da televisão e da rádio públicas, que, ao contrário das emissoras particulares, têm um compromisso primordial com a qualidade do conteúdo e não com a audiência a qualquer custo e o apelo ao sensacionalismo.

No discurso, Michele defendeu uma TV pública com responsabilidade social, sobretudo na missão de ampliar a participação da mulher na política através da comunicação. “Para que as mulheres sejam incluídas na política, é importante que elas tenham acesso ao conhecimento, e esse é um papel da comunicação”, explicou.

Michele enalteceu o fato de a ALBA ter, pela primeira vez na história, uma presidente mulher e agradeceu à deputada Ivana Bastos todo apoio para realização do evento.

Programação

O 1º Encontro de Comunicação Legislativa da Bahia está sendo organizado pela Fundação Paulo Jackson, gestora da TV ALBA e Rádio ALBA, e conta com o apoio da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativa (Astral), União dos Vereadores da Bahia (UVB-BA), Federação da Comércio da Bahia (Fecomércio-BA), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb-BA), Centro das Indústrias do Estado da Bahia (Cieb-BA) e OAB-BA.

Durante os dois dias do encontro, serão realizados quatro painéis de debates, com 18 palestrantes. O público-alvo é integrado por vereadores, vereadoras, presidentes de câmaras legislativas e assessores parlamentares que trabalham com comunicação.

Na manhã desta quarta-feira, aconteceu o painel “Comunicação Legislativa: Um Dever do Estado, Um Direito do Povo”, tendo como convidados o advogado Breno Valadares, presidente da Comissão Especial de Processo Legislativo da OAB, e advogado Matheus Souza, especializado em advocacia legislativa.

Na manhã da quinta-feira (12), no painel “Histórias de sucesso: cases de comunicação que inspiram e transformam”, profissionais que fazem o cotidiano da comunicação nos legislativos municipais e estaduais vão contar suas experiências e os resultados alcançados. Dentre eles, o diretor de Comunicação da Câmara de Vereadores de Salvador, jornalista Osvaldo Lyra, e o coordenador geral da Assessoria de Comunicação da ALBA, jornalista Cláudio Souza.

O 1º Encontro de Comunicação Legislativa da Bahia também abre espaço para a discussão da temática “Estratégias para uma comunicação antirracista e inclusiva”, a cargo da pós-doutora em Educação, Mabel Freitas. Outro assunto relevante, para os tempos atuais no âmbito da comunicação, será colocado em pauta, no último painel, que abordará “O Futuro da Comunicação: TV 3.0, Inteligência Artificial e o papel das emissoras comerciais, públicas e legislativas”.

O 1º Encontro de Comunicação Legislativa da Bahia está sendo televisionado pela TV ALBA, canal aberto 12.2, para quem mora em Salvador e Região Metropolitana. No interior do estado, canal aberto 9.2. Apenas para a região de Barreiras, a TV é recepcionada pelo canal aberto 40.2. Já em sinal fechado, a transmissão é feita no canal 16 da Net. Os telespectadores podem acompanhar ainda todos os painéis no canal da TV ALBA no Youtube.

Veja também

Ouvidoria da Câmara de Salvador completa 20 anos de escuta cidadã; a Casa possui 476 anos e é a mais antiga do Brasil

A Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador celebrou, na manhã desta quinta-feira (10), duas décadas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!