No centro histórico de Ilhéus e nas praias da zona sul, as interrupções no fornecimento de energia têm se tornado parte da rotina. Com o objetivo de minimizar os prejuízos acumulados e impacto direto no comércio, no turismo e na vida cotidiana da população, a deputada estadual Soane Galvão (PSB) sugeriu, em indicação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que sejam realizados estudos técnicos “eficientes e mais operacionais” com o objetivo de aperfeiçoar o sistema elétrico da região.
O documento foi encaminhado ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), ao secretário estadual de Infraestrutura, Sérgio Brito, e ao diretor-presidente da Coelba, Thiago Guth. Ao justificar a proposta, Soane citou, entre os principais problemas, “a alta instabilidade do fornecimento de energia elétrica e a falta de qualidade na prestação de serviço que o município de Ilhéus tem enfrentado”, sobretudo nas regiões do Centro e da Zona Sul.
De acordo com a deputada, a situação já compromete o funcionamento de eletrodomésticos e equipamentos médicos, afetando principalmente moradores em situação de vulnerabilidade. “Está prejudicando de forma grave as atividades do comércio local, dos cabaneiros e diversos setores da cidade, deixando também os empresários e a população cotidianamente afetada extremamente insatisfeita”, afirmou.
Além do pedido de providências, Soane também reforçou convite encaminhado pelo vereador Adilson José dos Santos para que representantes do Governo do Estado e da concessionária participem de uma audiência pública agendada para o dia 23 de maio, às 8h30, na Câmara Municipal de Ilhéus. O objetivo do encontro é discutir e buscar soluções efetivas para o problema.
No documento, ela destaca ainda que o fornecimento irregular de energia afeta não apenas moradores e empresários, mas também a imagem turística da cidade, conhecida por seu litoral extenso e pelas belezas naturais que atraem visitantes ao longo de todo o ano.
A indicação conta com o apoio da comunidade local, por meio de requerimento encaminhado pelo vereador Adilson José dos Santos. A deputada conclui o pedido afirmando que a iniciativa responde a uma demanda da população e que espera que “as medidas pertinentes sejam adotadas, em tempo hábil”.