quarta-feira 27 de outubro de 2021
Foto: Silvana Nascimento
Home / NOTÍCIAS / Adpeb e Força Invicta são eleitas para integrar Conesp
quarta-feira 13 de outubro de 2021 às 16:50h

Adpeb e Força Invicta são eleitas para integrar Conesp

NOTÍCIAS


As Associações dos Delegados de Polícia Civil do Estado da Bahia (Adpeb) e de Oficiais Militares Estaduais da Bahia (Força Invicta) foram eleitas por aclamação, em Assembleia realizada no auditório do Centro de Operações e Inteligência – 2 de Julho, no Cab, na manhã desta quarta-feira (13), para integrarem o Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Conesp).

Durante dois anos, a partir de 1º de dezembro, os conselheiros eleitos titulares e suplentes indicados pelas entidades ocuparão duas cadeiras e, juntamente com conselheiros natos, atuarão no acompanhamento e monitoramento dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, dentre outras atividades ligadas à segurança pública e ao bem-estar social.

Além dos novos eleitos, o Conesp também conta integrantes das forças que compõem a SSP, das Secretarias de Administração Penitenciária e Ressocialização e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, do Tribunal de Justiça e do Ministério Público, membros natos.

Tomarão posse o tenente-coronel Copérnico Mota da Silva e o capitão Igor Carvalho Rocha, titular e suplente da Força Invicta, respectivamente, e os delegado Rusdenil Franco Lima e Sava Verbena Silva Louguinhos, da Adpeb.

O subsecretário da Segurança Pública e suplente da SSP na mesa, Hélio Jorge Paixão, lembrou a importância da presença de diferentes entidades no Conesp. “Este conselho ajuda na gestão de políticas e ações para manter a segurança pública, o equilíbrio e o bem-estar social e nada mais justo do que contar com a participação de todos esses entes”, detalhou o gestor.

“A gente entende a formação deste conselho como espaço de consolidação da construção de políticas públicas na área e a participação da sociedade é imprescindível para políticas mais efetivas e contribuição para que tenhamos um serviço à altura do que o povo baiano precisa”, contou o tenente-coronel Copérnico.

Eleita suplente pela Adpeb, a delegada Sava Louguinhos realizou uma breve apresentação da Adpeb e lembrou que a eleição é uma forma democrática para ampliar a discussão. “A Adpeb se coloca à disposição”, comentou.

O Conesp, criado em 2019, possui 12 cadeiras natas e quatro disponibilizadas para entidades de classe e sociedade civil. Esta foi a primeira eleição para conselheiros. Um novo pleito deve ser realizado para a escolha de organizações civis.

Veja também

Lídice da Mata quer impedir corte nas bolsas do CNPq

A deputada federal pela Bahia, Lídice da Mata (PSB) quer impedir conforme a coluna Esplanada …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!