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terça-feira 10 de novembro de 2020 às 14:31h

Acre: Madson Cameli pretende incluir no currículo escolar as disciplinas Cidadania e Ética

BRASIL, POLÍTICA


O candidato a vereador do município de Cruzeiro do Sul, no Acre, Madson Cameli (PDT), pretende incluir no currículo escolar municipal as disciplinas Cidadania e Ética. Segundo o candidato, crianças e adolescentes, muitas vezes, possuem uma visão distorcida sobre limites, valores e direitos (desde a educação básica) de cada um dentro da sociedade. Pois a grande maioria da população só tem contato com a Constituição Federal, Constituição Estadual, Lei Orgânica Municipal, e demais leis de direitos e deveres depois de adultos.

A proposta tem uma discussão muito importante, visto irá transformar o cidadão cruzeirense que vive no mundo contemporâneo do imediato, e sem fronteiras.  “O objetivo dessa proposta que se eleito vai virar lei, as disciplinas: Cidadania e Ética, sejam incluídas no currículo escolar e que seja referência nacional”, diz Madson.

Ao defender a proposta, ele explica que o hábito do ouvir e do conversar, que permite a transmissão dos valores e costumes básicos necessários para uma boa convivência social, tem sido substituído por telas de computadores, notebooks e celulares. Com isso, valores entram em declínio e a sociedade torna-se um lugar de convívio difícil e desalentador. No entanto, os valores morais, éticos e a cidadania precisam ser enfatizados pela família e posteriormente pelo estado (município de CZS) através da escola, a fim de promover um suporte inicial aos nossos jovens, a fim de que diante das insurgências promovidas pelo mundo moderno, pelo informatizado, pelo artificial, pelo superficial e pelo virtual, encontrem na sua subjetividade caminhos e subsídios para permanecerem firmes com seus valores de cidadãos.

A educação é direto social consagrado na Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988 em seu artigo 6°. A carta republicana volta a consagrar a educação como direito de todos e dever do Estado no artigo 205.

Porém, quando se fala em educação, um dos temas mais controversos é o currículo. Moreira e Candau (2007) entendem o currículo como as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades dos estudantes. Associa-se, assim, ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas. De forma bastante sucinta, podemos resumir currículo como o conjunto de disciplinas escolares.

Aprofundando um pouco a discussão, de acordo com o Ministério da Educação (2007), a reflexão sobre currículo está instalada como tema central nos projetos político-pedagógicos das escolas e nas propostas dos sistemas de ensino, assim como nas pesquisas, na teoria pedagógica e na formação inicial e permanente dos docentes. Ou seja, o que vai ser ensinado, como será ensinado e outras questões das mais diversas perpassam sobre a temática do currículo. Dessa forma, a proposta de inclusão das disciplinas Cidadania e Ética no sistema escolar encarna-se no seu currículo, conjunto de objetivos e de conteúdos de formação.

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