quarta-feira 24 de julho de 2024
Adolfo Menezes se reuniu com Rosemberg Pinto e Alan Sanches, os lideres do governo e da oposição na AL-BA - Foto: Divulgação Vagner Casaes / ALBA / Arquivo
Home / DESTAQUE / Acordo de lideranças na AL-BA possibilita aprovação de cinco proposições
quarta-feira 12 de junho de 2024 às 08:14h

Acordo de lideranças na AL-BA possibilita aprovação de cinco proposições

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


A Assembleia Legislativa aprovou, nesta última terça-feira (11), cinco projetos de lei que reajustam em 4% os vencimentos dos servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Ministério Público (MPE), Tribunal de Justiça (TJ) e Assembleia Legislativa. As votações ocorreram graças a um acordo entre os líderes do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), e da oposição, Alan Sanches (UB). A única manifestação contrária às proposições foi do deputado Hilton Coelho (Psol), que votou contra por entender que as propostas não chegam a repor nem mesmo a inflação do período.

Com o consenso estabelecido em relação aos reajustes do funcionalismo, os parlamentares se dedicaram a debater em torno do Projeto de Lei Complementar (PLC) 154 que propõe a equiparação dos vencimentos da Defensoria Pública aos do Ministério Público. O PLC foi enviado ao Legislativo no final do ano passado, mas não reuniu as condições necessárias para ser acolhido pelo Poder Executivo e, desde então, vem sendo objeto de negociação entre as partes.

Entendimento

Na sessão da semana passada, Rosemberg anunciou a existência direta de negociação entre representantes dos defensores e o Governo do Estado e que, do ponto de vista do Legislativo, já havia um entendimento com Sanches para trazer ao plenário o resultado desse entendimento tão logo chegasse à Casa.

O primeiro projeto a ser apreciado foi o PL 25.374, originário do TCE. A exemplo das outras que se seguiriam, a matéria não dispunha de parecer e, por isso, foi relatada em plenário pelo deputado Bobô (PC do B), que votou a favor e foi seguido pelos demais parlamentares. Em seguida foi a vez do PL 25.375, do TCM, que foi relatada pelo deputado Vitor Bonfim (PV). Coube a Rosemberg relatar oralmente o PL 25.383, que reajustou os vencimentos no TJ, enquanto Robinson Almeida (PT) deu o parecer ao PL 25.387, provenientes do MP. O reajuste dos funcionários da Assembleia Legislativa foi relatado por Fabíola Mansur (PSB).

Veja também

Lula: maior desafio da humanidade, acabar com a fome exige decisão política

“Nunca, tantos tiveram tão pouco, e tão poucos concentraram tantas riquezas. Nada é tão absurdo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!