Durante entrevista ao programa Boa Tarde Bahia, da Band, nesta última segunda-feira (19), o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, criticou parlamentares que, segundo ele, adotam uma postura ambígua ao apoiar o governo estadual de Jerônimo Rodrigues (PT) enquanto permanecem em partidos de oposição.
“O que eu não vou aceitar, em nenhuma hipótese, é jogo duplo. Aí não rola”, afirmou ACM Neto, referindo-se à atuação de deputados que, mesmo integrando a base governista, tentam manter espaço em legendas oposicionistas.
O político destacou que a janela partidária prevista para março de 2026 será decisiva para reorganizar as bancadas dentro da federação formada por União Brasil e PP. Ele enfatizou que os deputados que atualmente apoiam o governo estadual não poderão permanecer em partidos de oposição apenas para disputar espaço político.
ACM Neto justificou sua posição lembrando que deputados governistas têm vantagens como acesso à máquina pública e estrutura de governo. “Imagine se eu posso permitir que um deputado que está na base de Jerônimo dispute dentro do meu partido com um deputado que é oposição. Porque o deputado que é governo tem todas as facilidades do governo: cargos, estrutura, acesso a recursos. O deputado que é de oposição vive aqui a pão e água”, criticou.
A fala de ACM Neto ocorre em meio às articulações políticas visando as eleições de 2026, refletindo as tensões internas nos partidos e federações quanto à fidelidade partidária e alinhamento ideológico.