domingo 25 de maio de 2025
Rodrigo Pacheco comanda sessão do Congresso nesta quinta-feira - Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Home / DESTAQUE / ‘A inteligência artificial só não é mais perigosa que a burrice humana’, diz Rodrigo Pacheco
quarta-feira 10 de julho de 2024 às 06:17h

‘A inteligência artificial só não é mais perigosa que a burrice humana’, diz Rodrigo Pacheco

DESTAQUE, NOTÍCIAS


presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta terça-feira (9) que a “inteligência artificial só não é mais perigosa que a burrice humana”, ao comentar sobre o projeto que pretende regulamentar o uso da tecnologia no País. A proposta é de autoria dele e tramita na Casa sob relatoria do senador Eduardo Gomes (PL-TO).

Para o presidente do Senado, a IA é algo sensível e que precisa ser regulada. “É um erro achar que não deve ter tutela legislativa em relação a esse tema, como é um erro também achar que não deve ter tutela legislativa em relação a redes sociais, plataforma digitais”, disse no evento 8º Fórum da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em Brasília.

O projeto de de regulamentação da IA passa por análise na Comissão Temporária sobre Inteligência Artificial (CTIA) do Senado. O texto estava previsto para ser votado nesta terça-feira, porém a análise foi adiada pela terceira vez.

A proposta traz diretrizes como a criação do Sistema Nacional de Regulação e Governança de Inteligência Artificial (SIA), órgão que será responsável pela supervisão e fiscalização do uso dessa tecnologia e a classificação da IA de acordo com o grau de potencial perigo à sociedade.

Em atividades consideradas de risco excessivo, como o uso de armas autônomas, não será permitido usar ferramentas de inteligências artificial. Já nas consideradas como alto risco, a tecnologia poderá ser usada com restrições, um exemplo são os carros elétricos. A lista de classificação será definida pelo novo órgão, segundo a proposta.

Veja também

Baiano Wagner Moura ganha Cannes de melhor ator por atuação em ‘O Agente Secreto’

Wagner Moura foi premiado como melhor ator no Festival de Cannes, neste sábado (24), por …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!