segunda-feira 15 de agosto de 2022
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / A assombrosa burocracia para brasileiros simplesmente comprovarem quem são
sexta-feira 5 de agosto de 2022 às 07:05h

A assombrosa burocracia para brasileiros simplesmente comprovarem quem são

NOTÍCIAS


O Auxílio Brasil de 600 reais começa a ser pago neste mês a mais de 18 milhões de famílias inscritas no CadÚnico, mas muitos brasileiros que poderiam ter direito podem nem chegar a receber o benefício.

É o que mostra uma pesquisa encomendada pela startup Unico, de identidade digital, ao Instituto Locomotiva e publicado pela Veja.

O levantamento aponta conforme a revista, que 32% da população já deixou de se cadastrar em programas sociais porque não conseguiam provar a própria identidade.

Na classe D, esse índice sobe para 37% e, entre jovens de 18 a 29 anos, atinge 40%. Já 36% de pessoas com deficiência (PcD) deixaram de receber aposentadoria ou benefício social por não ter feito a “prova de vida” fisicamente — o percentual entre pessoas sem deficiência é de 13%.

A sondagem mostra, ainda, que quase metade dos entrevistados — 47% — enfrenta burocracias pra provar quem são ao acessarem benefícios sociais. De acordo com a pesquisa, 98% dos cidadãos já enfrentaram alguma dificuldade para provar quem são no acesso a diversos serviços — públicos e privados — , o que fez com que 94% perdesse tempo e 84% tivesse prejuízos financeiros.

Veja também

Reunião no MP-BA aborda letalidade policial no estado

O procurador-geral de Justiça Adjunto Paulo Marcelo Costa, representando a procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!