O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali recebeu o Nobel da Paz de 2019 pela sua iniciativa decisiva para resolver o conflito fronteiriço com a vizinha Eritreia.
Além disso, foram reconhecidos seus esforços para alcançar a paz e a cooperação internacional. O anúncio ocorreu na manhã desta sexta-feira (11), em Oslo, na Noruega.
Com a vitória, o primeiro-ministro deverá receber um prêmio de nove milhões de coroas suecas (R$ 3,72 milhões).
BREAKING NEWS:
The Norwegian Nobel Committee has decided to award the Nobel Peace Prize for 2019 to Ethiopian Prime Minister Abiy Ahmed Ali.#NobelPrize #NobelPeacePrize pic.twitter.com/uGRpZJHk1B— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 11, 2019
Abiy Ahmed Ali contribuiu significativamente para a assinatura do Acordo de Paz de julho de 2018, pondo um fim ao impasse militar, que durou quase 20 anos entre a Etiópia e a Eritreia, após a guerra fronteiriça de 1998 a 2000.
“Quando Abiy Ahmed se tornou primeiro-ministro em abril de 2018, ele deixou claro que desejava retomar as conversações de paz com a Eritreia […] em estreita cooperação com o presidente da Eritreia, Abiy Ahmed elaborou rapidamente os princípios de um Acordo de Paz para dar um basta ao longo impasse entre os dois países”, de acordo com comunicado de imprensa.
Prime Minister Abiy Ahmed announced as 2019 Nobel Peace Prize Laureate. We are proud as a nation!!!#PMOEthiopia pic.twitter.com/82SLwDJw21
— Office of the Prime Minister – Ethiopia (@PMEthiopia) October 11, 2019
O gabinete do primeiro-ministro etíope destacou que o reconhecimento é uma vitória coletiva para todos os etíopes.
“A vitória e o reconhecimento são uma vitória coletiva para todos os etíopes, e um apelo para fortalecer nossa resolução de tornar a Etiópia – um novo horizonte de esperança – uma nação próspera para todos”, escreveu o gabinete de Abiy.