O Ministério Público do Estado da Bahia foi considerado mais uma vez um dos mais transparente do País segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
A instituição se manteve no topo do ranking do ‘Transparentômetro’, com atendimento de 100% de todos itens avaliados no primeiro quadrimestre de 2019. Além do MP da Bahia, lideram o ranking, conhecido como Transparentômetro, os Ministérios Públicos dos estados do Acre, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Piauí, além do MPM.
A pesquisa, realizada pela Comissão de Controle Administrativo e Financeiro, avalia os Portais Transparência de 26 unidades do Ministério Público dos Estados e dos quatro ramos do Ministério Público da União, além do próprio CNMP. São avaliados cerca de 300 itens como licitações, contratos e convênios, execução orçamentária e financeira, gestão de pessoas, serviço de informações ao cidadão, planejamento estratégico, recomendações, termos de ajustamento de conduta e audiências públicas.