Acontece nesta próxima sexta-feira (9) a partir das 18h30 o seminário “Por que Queremos Ela” promovido pelo Fórum de Entidades Negras da Bahia com apoio da Bancada do Feijão de Alaíde. O encontro ocorre no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador.
O título do evento remete a uma antiga reivindicação da comunidade soteropolitana majoritariamente negra em ver a capital baiana administrada por um prefeito ou prefeita negra. Estão confirmados a socióloga Vilma Reis e o fundador e presidente do bloco afro Ilê Aiyê, Antonio Carlos dos Santos Vovô – dois nomes que já manifestaram interesse na disputa pela Prefeitura de Salvador -, além dos vereadores Moisés Rocha (PT), Edvaldo Brito (PSD) e Silvio Humberto (PSB) e a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB).
O ex-presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, o professor Samuel Vida e a feminista Rosana Fernandes também foram convidados. Para organizações do movimento negro, a falta de representatividade na gestão da capital que completou 470 anos em 29 de março, expressa a dimensão e a crueldade do racismo, o que torna Salvador a cidade mais racista do Brasil.
O seminário “Por que Queremos Ela” é aberto ao público e vai discutir formas de desencadear um processo novo na próxima eleição municipal, assim como fortalecer a campanha rumo à vitória do povo negro em 2020.