sábado 23 de novembro de 2024
Home / LAURO DE FREITAS / Junho Violeta: Lauro de Freitas conscientiza sobre violência contra o idoso
quarta-feira 19 de junho de 2019 às 15:21h

Junho Violeta: Lauro de Freitas conscientiza sobre violência contra o idoso

LAURO DE FREITAS, RMS


Aos 73 anos, Elizenir Brito defende que a terceira idade não é uma condição para ficar estagnada. “Ainda me sinto com bastante vigor para atuar representando a sociedade” disse. S

eu relato foi uma das reflexões do II Workshop sobre a pessoa idosa, realizado na noite de segunda-feira (17), na faculdade Unime. Promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc), o evento abordou o tema “Violetas Contra a Violência: Dignidade e Respeito para com a Pessoa Idosa”.

O workshop reuniu estudantes, conselheiros e profissionais da assistência social, com o objetivo de fortalecer políticas públicas e sensibilizar a sociedade de que existem pessoas idosas que sofrem violência todos os dias. Elizenir Brito, que também é membro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI), ressalta que ampliar as leis de amparo ao idoso nas áreas de Educação, Políticas para Mulheres e Esporte e Lazer, é uma das formas de combater violações.

A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Huldaci Santana, destacou que o Workshop traz um momento de reflexão para as responsabilidades sociais. A Semdesc, através do Departamento de Assistência à Pessoa Idosa (DAPI), pretende levar às escolas municipais, ao longo do segundo semestre deste ano, atividades que discutem os direitos da pessoa idosa e as relações intergeracionais.

Sob a perspectiva do Estatuto do Idoso, a palestrante Hilda Caldeira, presidente do CMDDPI, abordou o tema “Impacto da violação e violência no processo de envelhecimento”. Tipos de violência como física, sexual, abandono, autonegligência e outras, foram detalhados para o público com o intuito de esclarecer medidas a serem tomadas. De acordo com o artigo 230 da Constituição Federal: “a família, o estado e a sociedade são responsáveis pelo amparo aos idosos”.

Rita de Cássia Silva, assistente social da Legião da Boa Vontade (LBV), falou sobre a relação de respeito a partir do questionamento “De onde vêm as famílias: seria dos nossos idosos?”. Compreensão do processo de envelhecimento e cuidados que devem ser tomados por responsáveis, foram referenciados ao Junho Violeta, mês dedicado à proteção e segurança dos idosos.

A estudante de Serviço Social, Elienai Ramos, destacou a parceria entre gestão pública e instituição de ensino. “Quando a sociedade se organiza em prol de um bem comum, avançamos enquanto nação. Direitos e assistência à pessoa idosa é uma linha de pesquisa que me interessa bastante dentro da faculdade e é algo que pretendo exercer depois de formada”, disse.

O Departamento de Assistência à Pessoa Idosa (DAPI) desenvolve trabalhos com estagiários da Unime. Os participantes do Workshop também receberam certificação.

Veja também

‘Candeias já decidiu, quer Eriton Ramos prefeito’, diz Cacá Leão em convenção

Na convenção do PP de Candeias, na noite desta última sexta-feira (2), o secretário de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!