sexta-feira 29 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Deputado defende na Bahia a integração dos hospitais da rede privada no atendimento ao Planserv
sexta-feira 29 de novembro de 2024 às 08:06h

Deputado defende na Bahia a integração dos hospitais da rede privada no atendimento ao Planserv

NOTÍCIAS


O deputado estadual Antonio Henrique Jr. (PP) protocolou projeto de lei, na Casa Legislativa, que estabelece a integração dos hospitais da rede privada que operam na Bahia, no atendimento ao Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv). A matéria prevê que o Governo do Estado, por meio do Planserv, implemente os meios necessários para ampliar a integração com hospitais da rede privada de saúde, assegurando o atendimento aos beneficiários do sistema.

Entre as determinações do PL, está a garantia de atendimento médico, hospitalar e emergencial contínuo e de qualidade pelos hospitais credenciados aos beneficiários do plano, sendo vedada a interrupção dos serviços sem prévia justificativa formal e aprovação do órgão gestor do sistema. No caso de descumprimento da lei, os estabelecimentos estarão sujeitos a sanções administrativas previstas na legislação estadual e regulamentadas pelo Poder Executivo.

Na justificativa do projeto de lei, o parlamentar citou dados da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e da Associação dos Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb), que apontam a redução de 5% para 2,5% dos repasses do governo ao Planserv, desde 2018, “um impacto estimado de R$ 200 milhões anuais a menos”, informou.

Também fez críticas aos cortes e à implementação de cotas de atendimento em hospitais credenciados, “dificultando o acesso a serviços essenciais, como consultas e cirurgias e a remuneração abaixo do mercado, que afasta profissionais, reduzindo a cobertura e ampliando a insatisfação dos beneficiários”.

Por fim, chamou atenção para a concentração do mercado de saúde suplementar, com a verticalização das redes privadas e a formação de oligopólios na Bahia. “Grandes conglomerados como a Rede D’Or e Hapvida vêm adquirindo hospitais privados, e reduzindo a concorrência no Estado, o que limita opções para planos como o Planserv e aumenta os custos para pacientes”.

O projeto de lei, segundo Antonio Henrique Jr., promove um equilíbrio entre uma demanda social urgente e a sustentabilidade do setor privado de saúde. “O objeto é balancear a necessidade de expansão de cobertura do sistema de saúde suplementar com a livre concorrência das instituições privadas, criando um mecanismo de cooperação que não cause distorções no mercado”, argumentou.

Veja também

Gestão de Moema Gramacho deixa população sem coleta de lixo em Lauro de Freitas

Segundo o jornal Correio, se enganou quem pensava que a situação caótica em Lauro de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!