Em virtude do estado de calamidade que se encontra o estado do Rio Grande do Sul devido às enchentes, o ministro do Esporte, André Fufuca, encaminhou, nesta última segunda-feira (13), um ofício ao Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, solicitando a liberação de cinco mil cestas básicas a serem entregues aos atletas gaúchos de todas as modalidades esportivas e paradesportivas.
A Secretaria Nacional de Paradesporto do Ministério do Esporte será responsável por mapear os atletas afetados e atingidos com as enchentes. Mais de cem toneladas de alimentos serão enviadas para a Universidade La Salle, que funciona como Centro de Referência Paralímpico do Comitê Paralímpico Brasileiro, em Canoas, que fará a distribuição aos atletas e seus familiares.
O ministro André Fufuca ressaltou que o esforço do Ministério do Esporte é essencial para reduzir os efeitos dramáticos produzidos pela enchente no Rio Grande do Sul. “O governo federal está atento, unido e tomando todas as medidas cabíveis para socorrer a população e reconstruir o Estado. Mas há questões emergenciais que não podem esperar e precisam ser resolvidas agora. A segurança alimentar é uma delas”, justificou.
O número de vítimas no estado do Rio Grande do Sul já chega a 147, São 127 desaparecidos, e a quantidade de pessoas desalojadas já passa de 530 mil. No total, são cerca de dois milhões de gaúchos afetados pelas enchentes, e 447 é o número de municípios atingidos.