Cinco oficiais do Exército Brasileiro concluíram o Curso Internacional de Comandante de Subunidade da Escola de Oficiais do Exército Alemão. Ao longo de quatro semanas, 18 oficiais de diferentes países aprenderam sobre liderança operacional e tática, com foco no processo decisório em operações de combate terrestre. O curso tem nível equivalente ao Aperfeiçoamento de Oficiais, com ênfase no planejamento e ações de estado-maior.
Conduzido inteiramente no idioma alemão, o Curso constou de instruções contextualizada nos desafios históricos e atuais das Forças Armadas Alemãs. Assim, os oficiais realizaram visitas a museus e campos de batalhas da Segunda Guerra Mundial. Também, o currículo incluiu conceitos de emprego de uma força-tarefa da OTAN em divisão multinacional, com meios de alta tecnologia, como drones, observação do terreno via satélite e defesa nuclear. Os oficiais também estudaram sobre a manutenção das relações entre civis e militares em ambientes atingidos por conflitos armados.
Participaram do curso os capitães Alfredo Ferreira Bodart, Cristiano Guarany Ferreira, Davi Democris, Everton Antônio Ramos e Vinícius Manoel Arruda do Nascimento. Esses militares foram selecionados graças ao conhecimento técnico-profissional acumulado ao longo da carreira e à proficiência na língua alemã. Ao final do curso, eles foram agraciados com a Medalha Desportiva Alemã em ouro e Distintivo em ouro pelo elevado desempenho no serviço em Corpo de Tropa.
Além da oportunidade de estreitar laços com militares de diferentes nações amigas, a participação dos brasileiros no curso da Escola de Oficiais do Exército Alemão proporcionou acesso a conhecimentos técnico-profissionais que contribuirão para o aprimoramento e atualização da Doutrina Militar Terrestre brasileira.