Os deputados novatos são os que mais apresentam projetos e propostas na Assembleia baiana
Segundo levantamento publicado pelo jornal Correio, três deputados estaduais de primeiro mandato lideram o ranking de propostas apresentadas na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde o início da atual legislatura.
Segundo publicação, entre os 11 primeiros, cinco são estreantes, enquanto seis fazem parte do time de reeleitos. Quem mais apresentou projetos até agora foi Leo Prates (DEM), que se licenciou para assumir a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza. Ele protocolou 61 propostas, sendo 30 projetos de lei e 31 indicações. Em seguida, está Jacó (PT), com 21 proposições, seguido pelo também petista Osni Cardoso, com 18, mesmo número da reeleita Fátima Nunes (PT). Fabíola Mansur (PSB), com 17, Euclides Fernandes (PDT), Samuel Junior (PDT) e Jurandy Oliveira (PP), com 15, e Alan Castro (PSD), com 14, aparecem em seguida. Completam o ranking os novatos Niltinho (PP) e Olívia Santana, com 13 projetos, cada.
Deputados no zero
Outros cinco deputados não apresentaram nada: Paulo Rangel (PT), Roberto Carlos (PDT), Robinho (PP), Soldado Prisco (PSC) e Dal (PP).
Moções, proposições e propostas
No total, foram apresentadas 506 propostas de janeiro até a última sexta-feira (15), que não considera os ofícios. Em média, cada um dos 63 deputados estaduais protocolou oito delas em 2019. O maior volume vem das chamadas moções – manifestações institucionais de aplauso ou apelo –, com 155 proposições neste período, o equivalente a 30% do total. Depois, aparecem os projetos de indicação, com 144, o que representa 28% do montante. Em terceiro, vêm os projetos de lei, com 117 matérias apresentadas. Ainda estão na lista 66 requerimentos e mais 24 projetos de resolução.