Ambulantes protestaram, no início da tarde desta quinta-feira (22), por não serem contemplados para trabalhar na festa de São João, realizada no Parque de Exposições, em Salvador.
O protesto aconteceu no espaço onde vai acontecer a festa. O evento será realizado entre esta quinta e sábado (20).
Os manifestantes afirmam que receberam uma mensagem, na terça-feira (20), que informava que eles não estavam contemplados para trabalhar no evento. O grupo reclama que o aviso poderia ser divulgado antes, para que as pessoas não comprassem produtos ou se organizassem para vender em festas de outros lugares.
“Recebi uma mensagem ontem e anteontem de não licenciado, só que essa mensagem deveria ter sido passada há 25 dias, porque a gente fez o cadastro no dia 3. De lá para cá a gente se organizou, pegamos empréstimos, fizemos dívidas no cartão”, disse o vendedor ambulante Fábio Santos de Jesus.
“Sem falar que a gente poderia ter ido ao interior para trabalhar, mas acreditávamos que estávamos credenciados. Quando faltam 24 horas para a festa, eles mandam uma mensagem dessas. Uma falta de respeito”, lamentou.
Imagens feitas pela TV Bahia mostram o momento em que uma grade de proteção foi forçada e várias pessoas invadiram o Parque de Exposições. É possível ver que alguns ambulantes caíram e foram pisoteados pelos outros.
Além das pessoas que não conseguiram a liberação para trabalhar, também estiveram presentes comerciantes que foram contemplados. Eles foram buscar o kit de identificação, que contém um crachá, pulseira e colete.
Algumas dessas pessoas contaram que chegaram 7h30 e, por volta das 12h30, ainda não tinham conseguido pegar os kits para trabalhar nesta quinta.
Confira as atrações desta quinta-feira
18h – Jeanne Lima
19h – Dan Valente
20h10 – Dorgival Dantas
21h40 – Wesley Safadão
23h10 – Thiago Aquino
0h40 – Priscila Senna
2h10 – Junior Marques
3h40 – Xand Avião
Credenciamento
O credenciamento para que vendedores ambulantes pudessem trabalhar no São João de Salvador aconteceu no início de junho, no Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia), na estação Pituaçu. O serviço era gratuito e dava direito a trabalhar nos seis dias de festa.
Quatrocentas vagas foram ofertadas. Nos dois primeiros dias o cadastramento foi realizado por ambulantes que trabalharam na festa no ano passado e, no terceiro, novos trabalhadores puderam fazer o cadastro.
O credenciamento registrou confusão e enormes filas. A Polícia Militar foi acionada para organizar a logística de entrega de senhas e de atendimento com os gestores do Sinebahia.