sábado 23 de novembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / PSDB sofre mais uma baixa com desfiliação de um de seus fundadores
segunda-feira 22 de maio de 2023 às 09:53h

PSDB sofre mais uma baixa com desfiliação de um de seus fundadores

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Em prolongada crise de identidade, o PSDB sofreu mais uma baixa. Trinta e oito dias depois de ter divulgado uma carta aberta dizendo que o centro democrático vinha sofrendo “grave esvaziamento” desde 2018, o ex-deputado federal Marcus Pestana (MG), um dos fundadores do partido, deixou a legenda. Pestana foi convidado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para assumir o cargo de diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI).

A resolução do Senado que criou a IFI, em 2016, proíbe o exercício de outra atividade profissional ou filiação político-partidária. Em ofício enviado ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que é presidente nacional do PSDB, Pestana comunicou sua decisão de sair, após 35 anos de filiação. A escolha para o comando da IFI ainda precisa passar por uma sabatina do indicado no Senado.

Conhecido com um dos formuladores do partido, Pestana havia proposto, no mês passado, que o PSDB e o Cidadania – legendas já unidas em federação – não apenas compusessem um bloco com o PSB, o PDT e o Solidariedade como caminhassem a passos largos para uma fusão. A ideia incomodou a ala majoritária do PSDB, que defende o casamento de papel passado com o MDB e o Podemos.

“Mas eu não saí por causa disso”, disse a Vera Rosa, do Estadão, o ex-deputado, que foi secretário-geral do PSDB quando Geraldo Alckmin, então governador de São Paulo e hoje vice-presidente, comandava o partido.

Debandada

Alckmin deixou o PSDB em dezembro de 2021, na esteira de uma crise interna, após 33 anos na legenda, e migrou para o PSB. Dez meses depois, em outubro de 2022, o ex-governador João Doria também saiu do PSDB. Desafeto de Alckmin, Doria foi pressionado a retirar sua candidatura à Presidência, no ano passado, quando os tucanos decidiram apoiar Simone Tebet (MDB), hoje ministra do Planejamento.

Veja também

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano

O relatório entregue pela Polícia Federal ao Supremo Tribunal Federal (STF) na quinta-feira (21) que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!