A diretora de formação de docentes do Ministério da Educação, Cybele Amado, afirmou que os professores precisam receber cursos de educação continuada para que as mudanças do novo ensino médio sejam colocadas em prática. As informações são do portal A TARDE.
Conhecida pelo projeto de formação continuada para educadores da rede pública da Chapada Diamantina, Cybele assumiu o MEC com o objetivo de capacitar os funcionários da área.
De acordo com Cybele, a formação continuada é fundamental para a preparação dos professores neste novo desafio. A atualização do ensino médio está em vigor no Brasil desde o ano passado e tem enfrentado resistência de especialistas e estudantes.
Para a diretora, o resultado do antigo ensino médio não foi satisfatório, no entanto, para que o novo funcione, é necessário investir nos avanços dos professores. “É fundamental que haja formação continuada dos professores para os avanços do ensino médio e de suas novas propostas”, disse à Folha.
Cybele, de 55 anos, nasceu em Salvador. Em 2019, ela assumiu o cargo de diretora do Instituto Anísio Teixeira, na Secretaria de Educação da Bahia. “Quando fizemos essa integração na Bahia, ficou evidente como não faz sentido deixar de somar os saberes da rede estadual e das redes municipais”, contou.
Ainda de acordo com a diretora, a formação continuada tem o objetivo de preparar os professores para a educação midiática.
“É preciso fornecer aos educadores as ferramentas para que ajudem seus alunos a desenvolver uma relação saudável e ética com a internet, a entender o poder dos algoritmos, a força das redes sociais, a reconhecer e a combater a desinformação”, explica.