A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) tem um novo subsecretário para o comando da pasta. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) decidiu exonerar Hélio Jorge Oliveira Paixão do cargo de subsecretário e escolheu Marcel Ahringsmann de Oliveira para o posto, com nomeação publicada nesta sexta-feira (10). A SSP informou a Gabriel Lopes, Anderson Ramos e Lula Bonfim, do Bahia Notícias, que as mudanças fazem parte da montagem de equipe do novo secretário da pasta, Marcelo Werner.
Ahringsmann é delegado de Polícia Federal e já atuou no setor de Investigação e Combate ao Crime Organizado da PF na Bahia. O novo subsecretário da SSP também já foi o responsável por coordenar uma operação em 2016 que investigou Leonardo Américo Silveira de Oliveira, ex-assessor de Geddel Vieira Lima (MDB). Leonardo era subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo.
No interrogatório, conforme o Bahia Notícias, o delegado questionou Geddel sobre suas relações com Joesley, com Lúcio Bolonha Funaro, Ricardo Saud e o ex-deputado federal Eduardo Cunha (MDB).
Exatos três meses depois, em 8 de setembro de 2017, Geddel acabou preso pela Polícia Federal, após malas contendo R$ 51 milhões em dinheiro vivo foram encontradas em um apartamento utilizado por ele, no bairro da Graça, em Salvador.