Interlocutores do governo Lula têm procurando membros da alta cúpula militar segundo a colunista do O Globo, Bela Megale, para testar segundo publicação, os nomes para o cargo de ministro da Defesa. Lula e seus aliados já afirmaram conforme Megale, que o escolhido será um civil. O foco desta consulta informal é não criar arestas e escolher um nome palatável para as Forças Armadas e que ajude a pacificar e institucionalizar as relações.
Militares que têm conversado com o governo eleito e membros da transição avaliam que o futuro ministro precisa ser alguém que “despartidarize” as Forças. Outro ponto defendido é que não seja alguém com vínculo direto com o PT, devido ao grau de antipetismo que existe entre boa parte dos militares.
O grupo de trabalho da Defesa é o único que ainda não foi anunciado pela transição do governo Lula. O coordenador e vice eleito Geraldo Alckmin afirmou que ele será formado por membros das três Forças e por civis. Como informou a coluna, o ex-ministro da Defesa Nelson Jobim indicou boa parte dos nomes que vai compor a equipe.