O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) nomeou conforme a Guilherme Mazui, do g1, a ex-ministra do Planejamento Miriam Belchior e o ex-procurador-geral de Justiça de São Paulo Márcio Elias Rosa como integrantes da equipe de transição de governo.
As nomeações foram publicadas em edição extra do “Diário Oficial da União” na quinta-feira (10). Também foram nomeados Pedro Guerra e Fábio Valente Cabral. A portaria não especifica em quais áreas do gabinete de transição os quatro trabalharão.
Miriam Belchior foi secretaria-executiva do antigo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) durante a primeira passagem de Lula pela Presidência da República. Já no governo Dilma Rousseff ela foi ministra do Planejamento e presidente da Caixa Econômica Federal.
Márcio Elias Rosa é nome de confiança de Alckmin. Ele foi procurador-geral de Justiça do estado de São Paulo e secretário estadual de Justiça durante as passagens de Alckmin pelo governo paulista.
Mestre e doutor em Direito, Rosa deve atuar na assessoria jurídica de Alckmin durante a transição. Pedro Guerra também já trabalhou com Alckmin no governo paulista e deve ser um dos assessores do vice-presidente eleito durante a transição.
O ‘Diário Oficial’ ainda formalizou que Gleisi Hoffmann e Aloizio Mercadante trabalharão de forma voluntário no gabinete de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Alckmin ainda formalizou na mesma publicação os coordenadores do gabinete.
Floriano Pesaro, coordenador-executivo do Gabinete de Transição Governamental;
Gleisi Hoffmann, coordenadora de Articulação Política do Gabinete de Transição Governamental; e
Aloizio Mercadante, coordenador dos Grupos Técnicos do Gabinete de Transição Governamental.