Em seu primeiro ato de campanha na rua no segundo turno da disputa pelo Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu voltar ao seu berço político, São Bernardo do Campo. Lula realizou uma caminhada no centro da cidade do ABC paulista ao lado do seu vice, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), e de seu candidato ao governo de São Paulo, o ex-prefeito Fernando Haddad (PT).
Em clima de carnaval, a militância se reuniu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A caminhada vai até a Praça da Matriz. Lula, Haddad e Alckmin acompanharam a andança em cima de uma caminhonete. Eles seguiram um caminhão de som que tocava jingles da campanha, como “É 13”, e a música “Vai dar PT”, do baiano Léo Santana. Jovens, famílias e, até, crianças e idosos se amontoaram ao lado do carro de Lula para tentar se aproximar do petista.
“Vem para a rua, sai da calçada, não queremos atrapalhar o comércio”, pediu um dos locutores aos apoiadores de Lula. Houve reclamações de comerciantes nas ruas em que o comício passou. O ato, no entanto, não pareceu irritar lulistas que moram pela região. Muitas pessoas nas janelas de suas casas acenaram ao ex-presidente e filmaram a passagem. Também houve gritos de “Jairembora”, em trocadilho com o nome do presidente Jair Bolsonaro (PT), oponente de Lula no segundo turno.