O ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), é o palestrante convidado do Encontro Regional/ Nordeste, que marca os 30 anos da fundação da Atricon – Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil. O evento está programação para ter início às 14 hs, desta sexta-feira (9), no auditório o Tribunal de Contas de Alagoas, em Maceió. O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia será representado no encontro pelo vice-presidente, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto.
O ministro do STJ fará uma palestra abordando “A integração do Superior Tribunal de Justiça com os órgãos de controle”. Na programação está prevista também uma conferência sobre “Os desafios contemporâneos do controle externo”, do presidente do Tribunal de Contas da Paraíba e ex-presidente da Atricon, Fábio Túlio Nogueira.
O evento, que será transmitido pelo canal do Youtube do TCE/AL, faz parte da série de cinco encontros regionais alusivos aos 30 anos da Atricon. Para marcar as três décadas de atuação da entidade, estão previstas, entre outras iniciativas, lançamentos de pesquisas, capacitações, seminários e projetos que serão desenvolvidos até 26 de agosto de 2023.
O seminário da Região Nordeste é o terceiro encontro da série. O primeiro, no dia 26 de agosto, foi realizado no Tribunal de Contas do Distrito Federal. Já a segunda edição ocorreu na sede do Tribunal de Contas de São Paulo, no dia 1º de setembro. No próximo dia 14 de setembro será realizado o Encontro Regional/Norte, em Manaus. E no dia 06 de outubro a programação se encerra com o Encontro Regional/Sul, em Curitiba.
A Atricon foi criada no dia 26 de agosto de 1992 com o objetivo de garantir a representação, a defesa, o aperfeiçoamento e a integração dos Tribunais de Contas e de seus membros (ministros, conselheiros, ministros substitutos e conselheiros substitutos), visando aprimorar o Sistema de Controle Externo do Brasil em benefício da sociedade. Sua atuação é desenvolvida em estreita parceria com outras entidades representativas dos Tribunais de Contas. Eleita a cada dois anos, a direção da Atricon define, por meio de constante e democrático processo de diálogo com os associados, metas e ações estratégicas, firma parcerias com outras instituições e realiza debates e eventos nacionais.