Tramita na Câmara Municipal de Salvador o Projeto de Indicação nº 01/2022, da vereadora Ireuda Silva (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, que pede ao prefeito Bruno Reis que a Guarda Municipal realize oficinas e cursos de prevenção ao suicídio nos pontos turísticos de Salvador.
O objetivo é capacitar agentes de segurança, ambulantes e comerciantes destes locais para reconhecer e prevenir os casos de suicídio. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio, totalizando 800 mil casos ao ano. No Brasil, a cada 46 minutos uma pessoa tira a própria vida.
“Considerando que os agentes de segurança pública estão presentes em diversos pontos da cidade, a fim de proteger e defender o cidadão soteropolitano, este projeto visa promover e fomentar a realização de oficinas e cursos de prevenção e combate ao suicídio nos pontos turísticos de Salvador em especial o Elevador Lacerda, a fim de apoiar e incentivar o cuidado com a saúde mental”, diz a vereadora no texto do projeto.
A matéria lembra ainda que “a prioridade da vida deve ser sempre acompanhada pela dignidade da pessoa, garantida pelo estado, com o intuito de que os problemas psicossomáticos que afetam os cidadãos não acarretem em caso de suicídio”.